Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade urbana

Ponte Giratória fecha para obra por 4 meses; veja mudanças no trânsito e nos ônibus

Interdição começa no domingo (8) e muda tráfego para quem circula entre Zona Sul e Centro do Recife

Publicado em: 06/10/2023 12:35 | Atualizado em: 09/10/2023 10:21

Por causa dos serviços, que devem durar quatro meses, haverá mudança de trânsito e de 11 linhas de ônibus.  (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio )
Por causa dos serviços, que devem durar quatro meses, haverá mudança de trânsito e de 11 linhas de ônibus. (Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio )

A partir de domingo (8), a Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, será interditada para obras. 
 
De acordo com a Prefeitura do Recife, o investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços estão sendo executados na parte inferior do tabuleiro da ponte.
 
Nesta nova etapa da obra serão feitas inspeções/aberturas na área superior do tabuleiro da laje, para investigação de patologias.
 
Posteriormente, serão realizadas as intervenções necessárias, dando continuidade aos serviços de recuperação estrutural.
 
A parte rodoviará da ponte passará pela recuperação do tabuleiro com a execução de 4,5 mil m² de concreto projetado para formação de uma capa de concreto armado com tela de aço.

Além disso, será feita a reconstituição de aproximadamente sete toneladas de aço da superestrutura, a recuperação do guarda-corpo e substituição de 24 aparelhos de apoio.
 
A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A ponte é uma das principais ligações para quem, sai da Zona Sul para os bairros de São José e do Recife  também para quem trafega no sentido contrário. 
  
Por causa dos serviços, que devem durar quatro meses, haverá mudança de trânsito e de 11 linhas de ônibus. 

Veja linhas de ônibus alteradas:
 
Sentido: Cais de Santa Rita/Recife Antigo
 
  • 032-SETÚBAL (CONDE DA BOA VISTA)/041-SETÚBAL (OPCIONAL) / 521-ALTO SANTA ISABEL (CDE. BOA VISTA)
 Itinerário normal: Cais de Santa Rita, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Av. Alfredo Lisboa, Av. Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, R. Primeiro de Março.
 
Alteração de itinerário: Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Primeiro de Março.
 
Paradas que deixarão de ser atendidas: Nº 180035 e nº 180036, na R. Marquês de Olinda:
 
Paradas a serem utilizadas:
1) Parada nº 180024, na Av. Martins de Barros, antes da interseção com a Av. Nossa Senhora do Carmo, lado oposto ao Edf. Inconfidência, para as três linhas.
2) Para as linhas 032 e 041 indicamos a parada nº 180289, na R. Primeiro de Março, lado oposto à Pracinha do Diário.
3) Para a linha 521 indicamos a parada nº 180288, na R. Primeiro de Março, em frente ao Banco Itaú, nº 100.
 
  • 064-PIEDADE (OPCIONAL)
Itinerário normal: Cais de Santa Rita, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Av. Alfredo Lisboa, Av. Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Av. Martins de Barros, R. Siqueira Campos, ...
 
Alteração de itinerário: Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Siqueira Campos
Paradas que deixarão de ser atendida: nº 180035 e nº 180036, na R. Marquês de Olinda.
 
Paradas a serem utilizadas:
1) Parada nº 180024, na Av. Martins de Barros, antes da interseção com a Av. Nossa Senhora do Carmo, lado oposto ao Edf. Inconfidência.
2) Parada nº 180267, na R. Siqueira Campos, logo após a interseção com a R. do Imperador, ao lado do imóvel nº160 (Cartório de Protestos do 1º Ofício).
Sentido: Recife Antigo / Cais de Santa Rita.
 
  • 612-MORRO DA CONCEIÇÃO (CRUZ CABUGÁ)/622-VASCO DA GAMA (CRUZ CABUGÁ)/642-GUABIRABA (CÓRREGO DO JENIPAPO)
 
Itinerário normal: Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno, Av. Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Alteração de itinerário: Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, R. Primeiro de Março, R. do Imperador, R. da Praia, TV. do Arsenal, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Parada que deixará de ser atendida:
nº 180046, no Cais da Alfândega.
 
Parada a ser utilizada:
Parada nº 180045, no Cais do Apolo (sentido PCR/Ponte Buarque de Macedo), defronte ao prédio do Porto Digital.
 
  • 107-CIRCULAR (CABUGÁ/PREFEITURA)
Itinerário normal: Ponte do Limoeiro, Av. Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Alteração de itinerário: Ponte do Limoeiro, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, R. Primeiro de Março, R. do Imperador, R. da Praia, Tv. do Arsenal, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Parada que deixará de ser atendida: nº 180046, no Cais da Alfândega.
 
Parada a ser utilizada: Parada nº 180045, no Cais do Apolo (sentido PCR/Ponte Buarque de Macedo), defronte ao prédio do Porto Digital.
 
  • Linha: 712-ALTO DO PASCOAL (somente aos Domingos)
 
Itinerário normal:Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros.
 
Alteração de itinerário: Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, R. Primeiro de Março, R. do Imperador, Av. Martins de Barros.
 
Parada que deixará de ser atendida: nº 180046, no Cais da Alfândega.
 
Parada a ser utilizada: Parada nº 180045, no Cais do Apolo (sentido PCR/Ponte Buarque de Macedo), defronte ao prédio do Porto Digital.
 
Nos Dois Sentidos: Cais de Santa Rita/Recife Antigo e Recife Antigo/Cais de Santa Rita
 
  • Linhas: 014-BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA)/018-BRASÍLIA TEIMOSA/071-CANDEIAS
Itinerário normal: Cais de Santa Rita, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro (antiga Ponte Giratória), Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Alteração de itinerário: Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, retorno, Av. Militar, Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, R. Primeiro de Março, R. do Imperador, R. da Praia, Tv. do Arsenal, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
 
Paradas que deixarão de ser atendidas: nº 180034 e nº 180502, na Av. Alfredo Lisboa.
 
Paradas a serem utilizadas: nº 180038 e nº 180039, ambas no Cais do Apolo (sentido Ponte Buarque de Macedo/PCR), sendo a primeira após o Banco do Brasil e a segunda na Praça Tiradentes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL