Diario de Pernambuco
Busca

Salários

Piso da enfermagem: Recife garante pagamento a profissionais

Prefeito João Campos sancionou projeto de lei que regulariza os repasses para trabalhadores

Publicado em: 04/10/2023 11:04 | Atualizado em: 04/10/2023 11:17

Prefeito João Campos sancionou projeto de lei do piso da enfermagem no Recife  (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação )
Prefeito João Campos sancionou projeto de lei do piso da enfermagem no Recife (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação )
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), sancionou o projeto de lei que garante o pagamento do piso salarial de enfermeiros e técnicos de enfermagem da capital pernambucana.
 
Assinada na terça (3), a nova norma foi aprovada pela Câmara de Vereadores do Recife. 
 
Segundo a prefeitura, o dinheiro foi repassado na sexta (29) para profissionais de enfermagem da rede própria de saúde e de organizações sociais contratadas pelo município.
 
O pagamento garantiu o piso da categoria, conforme a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2022. 
 
Com o repasse de R$ 4.437.334,35 pelo Governo Federal, o piso para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem foi incluído no contracheque dos servidores, regularizando o período de maio a agosto de 2023.

“Acabei de sancionar o projeto de lei de autoria do Executivo para fazer a regulamentação do pagamento do piso para enfermagem e técnico de enfermagem. Quero agradecer a toda a nossa equipe e nossos parceiros que nos ajudaram tanto na interlocução”, afirmou João Campos. 

Para o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a assinatura do piso é um “momento importante”.  

“Esse projeto chegou à Câmara e, em menos de uma semana, a gente conseguiu a aprovação para essa classe tão importante para a nossa cidade. A gente poder implantar o piso aqui na cidade é uma grande vitória”, disse.

De acordo com a enfermeira da rede municipal Priscila Ferraz, trata-se de um dia histórico: “nós que lutamos tanto durante a pandemia e salvamos tantas vidas, hoje conquistamos mais esse direito e mais essa valorização”.

Pernambuco

No estado, o novo piso da enfermagem começou a  ser pago na última semana do mês de setembro, como foi anunciado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). 
 
Os valores foram definidos para cada trabalhador, a partir do CPF.

Além disso, a Secretaria de Saúde de Pernambuco disponibilizou o Sistema ENFSUS, em que permite consultar se o pagamento já foi depositado. 
Tags: enfermagem | piso | joão | campos | lei | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL