Religião

Papa nomeia Dom Limacêdo Antônio para ser bispo de Afogados da Ingazeira

Sumo pontífice aceitou a renúncia pedida por dom Egídio Bisol, que completou 75 anos

Publicado em: 25/10/2023 09:13 | Atualizado em: 25/10/2023 09:31

Dom LImacêdo é novo bispo de Afogados da Ingazeira (Foto: Arquivo/DP)
Dom LImacêdo é novo bispo de Afogados da Ingazeira (Foto: Arquivo/DP)
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (25), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, para ser  bispo de da diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. 
 
A  medidas foi tomada após o Papa aceitar o pedido de renúncia do ofício apresentado por Dom Egídio Bisol, que completou  75 anos, em 23 de dezembro de 2022.
 
Or meio de texto postado no site, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom Limacêdo.
 
Também fez agradecimento a dom Egídio Bisol pelos 47 anos dedicados à Igreja no Brasil, especialmente os quais esteve conduzindo pastoralmente a diocese pernambucana de Afogados de Ingazeira.
 
Currículo
 
Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, Zona da Mata pernambucana.
 
Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda.
 
Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.
 
Ele tem mestrado em dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007).
 
Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável.
 
Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.
 
Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne).
 
Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL