Diario de Pernambuco
Busca

CONECTIVIDADE

Em Pernambuco, mais cinco escolas passam a integrar a rede de internet de alta velocidade

A infraestrutura já viabiliza conectividade para hospitais e instituições de ensino e pesquisa, se estendendo agora para escolas e órgãos de segurança pública de acordo com a Secti-PE

Publicado em: 30/10/2023 11:03

Segundo o Governo de Pernambuco, atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps (Foto: Reprodução/Freepik)
Segundo o Governo de Pernambuco, atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps (Foto: Reprodução/Freepik)
Com duas redes já em funcionamento, no Recife e Petrolina, o estado passa para sete municípios conectados ao grupo.

A implantação vai beneficiar 16 instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais, nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Serra Talhada, totalizando 126 quilômetros de fibra óptica.

De acordo com a gestão estadual, a iniciativa integra a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Repepe), levando conectividade de 1 a 10 Gbps.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), a infraestrutura já viabiliza conectividade para hospitais e instituições de ensino e pesquisa, se estendendo agora para escolas e órgãos de segurança pública.

"Demos um passo importante, conectando instituições onde estão os principais centros de pesquisa, de inovação e tecnologia. Estamos trabalhando para conectar mais 32 municípios até 2026", afirmou a secretária estadual de CT & I, Mauricélia Montenegro.

Segundo o Governo de Pernambuco, atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps.

Com a nova rede implantada pela Repepe, esse alcance poderá chegar até 10Gbps, uma capacidade estimada de mil vezes maior.

O processo de implantação foi iniciado em 2019, sendo agora incluído na Rede Nacional de Pesquisas (RNP).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL