Rain27° / 28° C

Educação

Enem: saiba como estudar de graça pela internet

Mais de mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no vestibular, que é a principal forma de entrada para as universidades no país

Publicado em: 09/10/2023 07:17

Provas do Enem serão realizadas em novembro  (Foto: Divulgação)
Provas do Enem serão realizadas em novembro (Foto: Divulgação)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.
 
Estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de garantir a matrícula em algum cursinho pré-vestibular ainda podem intensificar os estudos através de programas e plataformas gratuitas.
 
Para ajudar o fera que pretende investir nos estudos nessa reta final, o Diario de Pernambuco fez uma lista de ações realizadas pela internet 
Confira:

O projeto lançado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) oferece aulas remotas intensivas de matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza para estudantes que farão o Enem.

O projeto disponibiliza mais de cem aulas, ministradas por professores da rede estadual, com exercícios, ebooks e slides disponibilizados no canal do projeto no Youtube. As aulas podem ser acessadas nas terças, quartas, quintas e sexta-feiras que antecedem o dia da aplicação das provas.

Todas as provas do Enem desenvolvidas pelo Ministério da Educação podem ser encontradas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Com as provas aplicadas nos anos anteriores, os vestibulandos poderão estudar através das questões feitas exclusivamente para o Enem, entender quais os principais temas abordados nas provas e conhecer o funcionamento do exame. Os gabaritos de todas as provas também estão disponíveis no site do Inep.

O Guia Enem é um site do Educa Mais Brasil que oferece conteúdos das matérias presentes no Enem e vestibulares em geral. Os estudantes podem acessar a plataforma gratuitamente e navegar por todas as matérias.

O guia disponibiliza os principais assuntos das disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, educação física e artes. Além de trazer línguas estrangeiras que caem no Enem, inglês e espanhol.
O site reúne conteúdos gratuitos para o exame nacional e tem como diferencial a construção dos simulados, que são divididos por assuntos dentro de cada disciplina e não por área de conhecimento.

Deste modo, o estudante pode revisar pontos específicos dentro de cada matéria. As provas são compostas por dez questões e mostram o resultado após a conclusão. Não é necessário se cadastrar para acessar os simulados.


A Fundação Getúlio Vargas disponibiliza um portal para que os vestibulandos produzam simulados personalizados parecidos com o formato do Enem.

Ao final dos testes e simulados, o aluno pode conferir o gabarito comentado. Além disso, o inscrito terá acesso a um relatório de desempenho com o resultado de todas as provas feitas.

 
O site e aplicativo criados pelo Ministério da Educação oferecem vídeo-aulas, análises de gráficos, videoteca e resolução de questões de provas anteriores. 

Além disso, é possível assistir às aulas através da TV Escola, de segunda a sexta, no horário das 7h, 13h e 18h. O programa é reprisado aos sábados às 15h e aos domingos, às 6h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua