Eclipse

Eclipse solar 2023: saiba qual é o melhor lugar para ver o fenômeno

O eclipse poderá ser visto nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil

Publicado em: 06/10/2023 15:59 | Atualizado em: 06/10/2023 16:28

O eclipse começará na parte da manhã do dia 14 de outubro (Foto: Freepik)
O eclipse começará na parte da manhã do dia 14 de outubro (Foto: Freepik)

O eclipse anular do sol deste ano vai atrair todos os olhares no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico acontece quando a lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

A faixa de anularidade passa pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O melhor lugar para ver o eclipse ao vivo será a cidade de Ararauna, na Paraíba. Mas João Pessoa e Natal também terão uma vista privilegiada do evento astronômico.

Já os outros estados do país poderão ver o eclipse solar parcialmente.

O eclipse começará na parte da manhã do dia 14 de outubro e será primeiro observado na costa oeste dos Estados Unidos, no amanhecer, ou seja, o Sol estará ainda abaixo do horizonte. 

Com o passar das horas, o eclipse começa a ser visto nos outros países do continente americano, já mais alto no horizonte. 

O eclipse será visto por último no Brasil, durante o pôr do Sol. Assim, algumas regiões não poderão ver o eclipse até o final, pois este momento pode ocorrer quando o Sol já tiver se posto. No país, a anularidade do eclipse irá durar 55m, 30s.

Segundo o Observatório Nacional, a última vez que um eclipse solar aconteceu foi em 2021, mas não pôde ser visto do Brasil.

Saiba ver o eclipse solar de 2023 de forma segura

Para observar o eclipse solar com segurança, não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.

É importante estar com algum equipamento de segurança na hora em que a Lua começa a se afastar.

Entre os equipamentos recomendados para ver o eclipse estão os óculos especiais para eclipse, que contam com filtros apropriados, máscara de soldador número 14 e filtros de poliéster aluminizado ou de polímero preto.

O uso de binóculos e telescópios especiais só é recomendado com a orientação de um profissional. 
 
Além disso, o fenômeno astronômico poderá ser visto através do canal do YouTube do Observatório Nacional. 
 
Com informações do Observatório Nacional. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL