° / °

Acervo
Educação

Colégio CasaForte lança Ensino Médio em 2024

Lançamento acontece no mês do aniversário de 23 anos da instituição. Atendimento será personalizado e com turmas de número limitado

Publicado: 30/10/2023 às 11:23

Colégio CasaForte fica na Zona NOrte/Foto: Arquivo

Colégio CasaForte fica na Zona NOrte/Foto: Arquivo

Colégio CasaForte fica na Zona NOrte
Em comemoração aos 23 anos de tradição na educação, no bairro de Casa Forte, na Zona nNorte do Recife, o Colégio CasaForte inicia uma nova etapa em sua história com o lançamento do Ensino Médio em 2024.
 
Com um atendimento personalizado, turmas com número limitado e um relacionamento direto com os familiares dos alunos, a instituição promove um Projeto Pedagógico baseado nos quatro principais pilares: a aprendizagem focada em leitura, escrita, lógica, cálculo, além do desenvolvimento da inteligência socioemocional.

Segundo a professora de português e diretora do colégio, Betânia Ferreira, o CasaForte surgiu por uma percepção sobre a dificuldade de alunos vestibulandos e do Ensino Médio nas principais áreas de conhecimento.
 
“Eu notei que havia muita dificuldade na parte de redação e os alunos apresentavam falhas que vieram lá do início, da Educação Infantil. Foi quando eu decidi que o nosso colégio deveria preparar as bases da leitura, escrita, lógica e o cálculo”, explica. A instituição foi fundada em outubro de 2000 com turmas da Educação Infantil e a Alfabetização (atual Primeiro Ano do Ensino Fundamental).

Ao longo dos anos, o colégio passou por mudanças importantes, tanto nos segmentos de ensino oferecidos quanto no espaço físico, a fim de se consolidar como referência em Educação. Em 2014 e 2015, o Ensino Fundamental I foi lançado, com turmas do 2º e 3º anos, e foram realizadas reformas nas salas de aula e a expansão da área de lazer.
 
Em 2016 e 2017, a inserção do Ensino Fundamental I foi finalizada com a abertura das turmas do 4º e 5º anos. Nos anos marcados pela pandemia da Covid-19, 2020 e 2021, as turmas do 6º e 7º anos foram implantadas, e a estrutura física passou por novas mudanças: reforma nas salas, construção do prédio do Ensino Fundamental II, ampliação do laboratório e início da quadra poliesportiva. Em 2022, a instituição deu continuidade na implantação das turmas do 8º ano e finalizou a construção da quadra poliesportiva. Em 2023, o 9º ano foi lançado, concluindo a implantação.
 
O atendimento personalizado é um dos principais destaques do projeto pedagógico do Casa Forte.
 
Com turmas com o número limitado de até 30 alunos por sala, no Ensino Médio, a instituição mantém um relacionamento direto com os familiares de todos os alunos e traça planos para melhorar o desenvolvimento deles junto aos responsáveis.
 
Inclusive, essa relação foi essencial durante o período de pandemia, quando os estudantes estavam em casa e recebiam materiais feitos pela escola, semanalmente, em sua residência. Outro destaque é a escolha do tema anual trabalhado durante todo o ano letivo por meio de palestras, feiras de conhecimento, atividades no bairro de Casa Forte etc. Em 2023, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) está sendo discutida dentro e fora da sala de aula.

No próximo ano, o colégio lança a primeira turma do Ensino Médio, a 1ª série. Para Betânia Ferreira, o objetivo do CASAFORTE a formação integral e valorizar os conteúdos dos principais vestibulares do estado: o Sistema de Seriado Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco, e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nossa equipe gestora avalia o progresso de cada estudante, no dia a dia, e estimula a inteligência socioemocional, valorizando a empatia, a solidariedade, a resiliência, a segurança e a estabilidade emocional.
 
“Nesses 23 anos, o Colégio CASAFORTE valorizou projetos pedagógicos e interdisciplinares. Vamos continuar com os nossos pilares: a leitura, a escrita, a lógica e o cálculo, assim como o incentivo à inteligência socioemocional, principalmente junto às famílias dos nossos alunos”, finaliza a diretora. As matrículas já estão abertas.

Mais de Acervo