CICLOFAIXA

Recife anuncia nova ciclofaixa para marcar Dia Mundial Sem Carro

Até 300 ciclistas serão beneficiados nos períodos mais movimentados do dia na faixa exclusiva da rua Padre Lemos, em Casa Amarela

Publicado em: 22/09/2023 11:55

De acordo com a prefeitura, a Ciclofaixa da Rua Padre Lemos será entregue até o final de outubro (Foto: Samuel Caetano/CTTU)
De acordo com a prefeitura, a Ciclofaixa da Rua Padre Lemos será entregue até o final de outubro (Foto: Samuel Caetano/CTTU)
No Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta sexta (22), o Recife anunciou a implantação de  mais uma ciclofaixa. A pista exclusiva para quem usa a bicicleta para circular pela cidade será construída em Casa Amarela, na Zona Norte.
 
De acordo com a prefeitura, a Ciclofaixa da Rua Padre Lemos será entregue até o final de outubro. Essa pista  vai fazer a ligação  com a Ciclofaixa Binário de Casa Amarela. Com isso, a cidade passará a ter  uma rede de 176,5 quilômetros interligados de espaço para quem anda de bicicleta. 

Ainda segundo a prefeitura, serão beneficiados, pelo menos, 300 ciclistas nos períodos mais movimentados do dia. Na região, serão contempladas as seguintes vias: Rua Oscar de Barros, Rua Pedro Allain, Rua Padre Lemos, Rua Xavantes, Rua Eugênio Samico, Rua Paula Batista e a Praça do Trabalho. 

As estruturas serão divididas entre ciclofaixas bidirecional, unidirecional ou ciclorrota, a depender da estrutura da via. Os pedestres também terão atenção especial, com estruturas de desenho viário focadas na adequação de velocidade com, no máximo, 30 quilômetros por hora, que é o recomendado. 

O projeto prevê  também equipamentos de urbanismo tático no entorno da Praça do Trabalho. A meta é adequar a velocidade dos veículos com técnicas como o alargamento de calçadas, estreitamento das faixas de rolamento, ampliação das faixas de pedestres para dar mais oportunidades de travessias. Os pedestres serão beneficiados com 20 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da Praça do Trabalho.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL