ROTEIRO

Projeto leva moradores e turistas para conhecer sinos das igrejas no Recife

As visitas acontecem das 8h às 12h e das 13h às 16h, com monitores que organizam os grupos

Publicado em: 23/09/2023 09:00 | Atualizado em: 22/09/2023 21:04

A ideia do projeto 'Os Sinos Tocam' no Centro é permitir que as pessoas admirem a cidade do alto desses patrimônios (Foto: Divulgação)
A ideia do projeto 'Os Sinos Tocam' no Centro é permitir que as pessoas admirem a cidade do alto desses patrimônios (Foto: Divulgação)
Moradores e visitantes do Recife poderão conhecer as torres onde tocam os sinos das principais igrejas do Centro da cidade. 

Com um projeto lançado pela prefeitura, em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife,  os turistas  têm acesso para subir, em  visita guiada, até as torres sineiras.

A ideia do projeto “Os Sinos Tocam no Centro” é permitir que as pessoas admirem a cidade do alto desses patrimônios. 

O projeto está sendo desenvolvido pelo Programa Recentro, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. 

A ideia é proporcionar uma experiência memorável aos visitantes e dar maior visibilidade às igrejas, que são patrimônios valiosos situados no coração do Recife.

Como funciona

Os visitantes serão recebidos com cantos gregorianos, músicas sacras e instrumentais com a orquestra de Câmara Alegreto, logo na entrada das igrejas. 

O primeiro templo a receber a iniciativa foi a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Dantas Barreto, 646, no bairro de Santo Antônio.

Integram o circuito, além da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, Concatedral de São Pedro dos Clérigos, Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Igreja da Madre de Deus.

Guarda-corpos foram instalados para dar segurança aos visitantes. Mesmo quem não acessar as torres vai poder desfrutar da experiência, todos os dias, às 15 horas, quando os sinos das igrejas tocarão, simultaneamente, sinalizando sua "presença viva" na cidade.

Confira as Igrejas Participantes:

Basílica de Nossa Senhora do Carmo:

Quase um século depois de os primeiros Frades Carmelitas terem chegado ao Brasil em 1580, dando início à construção do Convento do Carmo de Olinda, em 1654, a Ordem do Carmo se estabeleceu no Recife, com as obras de construção do Convento e da Igreja do Carmo do Recife, iniciadas em 1665 pelo Capitão Diogo Cavalcanti Vasconcelos. 
 
Em 1687, o Palácio da Boa Vista, erguido por Maurício de Nassau, foi doado à Ordem e foi integrado ao complexo da Basílica e do Convento. Em 1767, a Igreja Nossa Senhora do Carmo de Recife foi concluída. 

Igreja do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio: 

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio é um templo católico do Recife, capital de Pernambuco, Brasil. 

Situado no bairro de Santo Antônio, é um dos mais significativos exemplares de arquitetura barroca brasileira. 

No local, hoje ocupado pela Igreja, antigamente havia trincheiras construídas pelos invasores neerlandeses, e a sua Casa da Pólvora. 

Um século depois de sua expulsão do Brasil, o terreno então desocupado foi adquirido em 1752 pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, para construção de uma igreja. As obras foram concluídas em 1790.

Concatedral de São Pedro dos Clérigos:

A Irmandade de São Pedro dos Clérigos, criada em 26 de junho de 1700, comprou, quase 20 anos depois, uma horta e seis casas situadas no meio das Águas Verdes, no bairro de Santo Antônio da Vila do Recife, para a construção de uma igreja própria.
 
Uma inscrição na porta da igreja informa que o início das obras ocorreu em 3 de maio de 1728. Estavam presentes frei José Fialho e o provedor da Irmandade.
 
O projeto é de Manuel Ferreira Jácome. O consistório, a capela-mor e a sacristia ficaram prontos já em 1729, mas o corpo da igreja e a parte central da fachada só foram terminados em 1759. 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares:

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares é um templo católico localizado na cidade do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco.Por perda dos documentos mais antigos da irmandade as informações desta igreja são escassas.

De acordo com os registros históricos, os militares do Terço da vila de Santo Antônio do Recife (oficiais, sargentos e praças dos Corpos de Fuzilamento e Cavalaria), no dia 19 de março de 1725, solicitaram a criação de uma Irmandade dos Militares, bem como a construção de uma igreja que fosse sua, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. 
Há indícios, porém, de que a edificação do templo foi iniciada antes disso, no ano de 1710, com obras encerradas em 1771.

Igreja da Madre de Deus:

A Igreja Madre de Deus é um templo católico da cidade do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco. Situa-se ao lado do prédio do antigo Convento dos Padres Oratorianos, primeiro convento da Ordem de São Filipe Néri no Brasil, ao qual era ligada através do extinto claustro.

A edificação da Igreja Madre de Deus foi autorizada em 1680, tendo como construtor e doador do terreno o "mascate" Antônio Fernandes de Matos. Em 1709 o templo foi concluído, apresentando fachada com duas torres e o corpo central em pedra.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL