Diario de Pernambuco
Busca

ORLA PARQUE

Orla do Recife receberá um parque linear

Requalificação dos 11 km de praia, de Brasília Teimosa a Setúbal, vai contar com nova iluminação, equipamentos de lazer, banheiros, nova ciclovia, videomonitoramento e ampliação da área verde.

Publicado em: 28/09/2023 20:32 | Atualizado em: 28/09/2023 20:46

Comerciantes e banhistas estão esperançosos obras tornem a orla um local seguro e acessível para todos (foto: Rafael Vieira/DP)
Comerciantes e banhistas estão esperançosos obras tornem a orla um local seguro e acessível para todos (foto: Rafael Vieira/DP)

 Um futuro de mais aquecimento para o comércio e segurança e mobilidade para banhistas. É essa a previsão positiva de moradores, comerciantes, quiosqueiros, banhistas e ciclistas que frequentam diariamente a faixa da orla do Recife, um dos principais cartões-postais da cidade, que recebe milhares de turistas todos os anos.

Apresentado pelo prefeito João Campos (PSB), nesta quinta-feira (28), o projeto prevê a requalificação de um trecho de 11 quilômetros de extensão, interligando os bairros do Pina, Brasília Teimosa, Boa Viagem e Setúbal. A projeção da Prefeitura do Recife é transformar todo esse trecho em um verdadeiro parque linear, fazendo juz ao nome da intervenção: Orla Parque. Segundo a assessoria de imprensa da PCR, a ação conta com investimento de R milhões e obras previstas até 2025. Estão previstas a criação de centralidades, melhorias na segurança e na iluminação - com a requalificação de 650 postes de iluminação e implantação de câmeras de videomonitoramento -, reforma de todo o calçadão, aumento na área verde com o plantio de novas árvores e revitalização da ciclovia. 

Com o pontapé inicial para esta quarta etapa de obras, os comerciantes e banhistas estão esperançosos para que toda a orla se torne um local seguro e acessível para todos os frequentadores. A técnica de Enfermagem Eduarda Alves, de 44 anos, é moradora do Pina e frequentadora assídua da orla de Boa Viagem. Para ela, a requalificação dos equipamentos públicos, principalmente a iluminação, trará a sensação de mais segurança para todos.

“A expectativa é das melhores para que todos aqui se sintam mais seguros. Isso porque há trechos mal iluminados, daí os ladrões aproveitam para tirar a paz de quem frequenta aqui. Estou esperançosa que essa realidade mude e que enfim fiquemos tranquilos ao vir para cá”, destacou ela. 

Já para o comércio, a previsão de ambulantes, barraqueiros e quiosqueiros é que as vendas alavanquem com a implementação de novos equipamentos de mobilidade e lazer para a orla. Para a presidente da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), Josi Miranda, o anúncio de novas obras para a orla é sinônimo de aumento futuro no comércio local. “Estamos esperançosos com a chegada dessa requalificação, pois assim irá atrair cada vez mais turistas e banhistas para a nossa orla. Finalmente é um start depois do retrocesso nas vendas desde a pandemia”, enfatizou. 


O ponto mais frequentado pelos recifenses
 
    
Prefeito afirma que as obras vêm para trazer melhorias em pontos estratégicos da orla (foto: )
Prefeito afirma que as obras vêm para trazer melhorias em pontos estratégicos da orla (foto: )
 
Segundo o prefeito João Campos (PSB), antes de todos os estudos para as obras de requalificação de toda faixa de orla do Recife, a prefeitura contratou algumas pesquisas qualitativas para entender o perfil de frequentadores do local. “A gente contratou pesquisas qualitativas com moradores, usuários, comerciantes, turistas que usufruem da orla. Esse estudo trouxe um dado impressionante no qual aponta que quase 70% dos todos os recifenses utilizam a orla do Recife como principal ponto para o lazer. Ou seja, se a gente faz uma ação como esta aqui, a gente está contemplando a cidade como um todo”, destacou o prefeito.

Ainda segundo o gestor municipal, até o mês que vem, a prefeitura deve concluir a licitação para as obras de saneamento da orla, para que assim sejam instalados novos banheiros públicos. Além disso, Campos apontou que as obras vêm para trazer melhorias em pontos estratégicos da orla. “Não existe saneamento e o foco da prefeitura é solucionar isso para a instalação dos banheiros. Além disso, aqui estávamos com problema de drenagem. A ciclovia que a gente conhece que é toda curva. Muito problema de desgaste do piso nas áreas onde bate a maior parte da água do mar. A gente tem também um problema de iluminação, que é verdadeiro. Portanto, estamos evoluindo para avançar nas melhorias e requalificação de todos esses pontos aqui da orla”, explicou.
 
 
Confira mais detalhes no vídeo: 
 
 
 
 
Tags: parque linear | recife | orla |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL