Diario de Pernambuco
Busca

EVENTO

NEIMFA celebra 37 anos de ação na comunidade do Coque

Instituição está realizando semana em comemoração ao aniversário, com atividades internas de literatura, oficinas em artes, contação lúdica e brincadeiras infantis

Publicado em: 26/09/2023 11:28 | Atualizado em: 26/09/2023 11:49

Atividades comemorativas acontecem sede da instituição, no bairro do Coque, área central do Recife (Foto: Divulgação)
Atividades comemorativas acontecem sede da instituição, no bairro do Coque, área central do Recife (Foto: Divulgação)
O NEIMFA, Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis, organização social nas áreas da educação e dos direitos humanos, no contexto periférico, celebra 37 anos de trajetória nesta terça-feira (26). A instituição está realizando a semana em comemoração ao aniversário, com atividades internas de literatura, oficinas em artes, contação lúdica e brincadeiras infantis na sua sede na comunidade do Coque, localizada na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. 

A instituição desenvolve atividades nos campos da educação, saúde, comunicação e das artes, atendendo crianças, desde os 3 anos, adolescentes, jovens, mulheres gestantes, adultos e idosas. Entre as projetos trabalhados estão o Centro Infantil Jardim de Lótus para crianças de 3 anos, a Escola de Magia para Crianças, com o público de 11 anos, atendimento psicológico para todas as pessoas, formação em valores humanos nas diferentes faixas de idade, apoio e cuidado às mulheres gestantes, o projeto de valorização das vidas negras, trans, periféricas, entre outros. O trabalho da entidade atuante no bairro do Coque, área central do Recife, já ganhou prêmio em direitos humanos e premiação do MEC como instituição que mais inovou em educação no estado de Pernambuco. 

Os próximo passos da organização social estão sendo direcionados para a educação das crianças atendidas. De acordo com o colaborador da coordenação da iniciativa, o objetivo  é proporcionar condições favoráveis para que essas crianças possam lidar com os desafios deste mundo com sabedoria, ludicidade e criatividade. Assim, ajudando a construir uma sociedade mais fraterna, justa, alegre e amorosa.  “Como diz Dona Zezé, uma das socio-fundadoras, ‘o futuro do NEIMFA e do Coque está na educação dessas crianças. Nós passaremos, elas ficarão’. Por tudo isso, e sobretudo pela dedicação com o coletivo ao longo desses 37 anos, o sentimento nesse aniversário é de satisfação, alegria e gratidão pela história linda de potência e também resistência diante dos desafios internos e externos que aparecem ao longo do caminho”, destaca Sidney  Rocha, colaborador da Coordenação do NEIMFA. 

Sidney ressalta que as pessoas podem ajudar no trabalho da NEIMFA, potencializando o que eles fazem, contribuindo os valores de vida digna para todos, todas e todes (humanos e não humanos). Portanto, reduzindo e eliminado os preconceitos com as periferias e seus sujeitos, combatendo continuamente as diversas formas de violência como racismo, feminicídio, transfobia, poluição dos rios e mares. A instituição também recebe doações de cestas básicas, livros infantis e juvenis sobre diversidade e diferenças, sendo preciso entrar em contato para a entrega da doação pelo e-mail, contatoneimfa@gmail.com ou pelo Instagram, @neimfa. Outra opção é a doação financeira feita pelo Pix, cuja chave é: contatoneimfa@gmail.com.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL