EVENTO

NEIMFA celebra 37 anos de ação na comunidade do Coque

Instituição está realizando semana em comemoração ao aniversário, com atividades internas de literatura, oficinas em artes, contação lúdica e brincadeiras infantis

Publicado em: 26/09/2023 11:28 | Atualizado em: 26/09/2023 11:49

Atividades comemorativas acontecem sede da instituição, no bairro do Coque, área central do Recife (Foto: Divulgação)
Atividades comemorativas acontecem sede da instituição, no bairro do Coque, área central do Recife (Foto: Divulgação)
O NEIMFA, Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis, organização social nas áreas da educação e dos direitos humanos, no contexto periférico, celebra 37 anos de trajetória nesta terça-feira (26). A instituição está realizando a semana em comemoração ao aniversário, com atividades internas de literatura, oficinas em artes, contação lúdica e brincadeiras infantis na sua sede na comunidade do Coque, localizada na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. 

A instituição desenvolve atividades nos campos da educação, saúde, comunicação e das artes, atendendo crianças, desde os 3 anos, adolescentes, jovens, mulheres gestantes, adultos e idosas. Entre as projetos trabalhados estão o Centro Infantil Jardim de Lótus para crianças de 3 anos, a Escola de Magia para Crianças, com o público de 11 anos, atendimento psicológico para todas as pessoas, formação em valores humanos nas diferentes faixas de idade, apoio e cuidado às mulheres gestantes, o projeto de valorização das vidas negras, trans, periféricas, entre outros. O trabalho da entidade atuante no bairro do Coque, área central do Recife, já ganhou prêmio em direitos humanos e premiação do MEC como instituição que mais inovou em educação no estado de Pernambuco. 

Os próximo passos da organização social estão sendo direcionados para a educação das crianças atendidas. De acordo com o colaborador da coordenação da iniciativa, o objetivo  é proporcionar condições favoráveis para que essas crianças possam lidar com os desafios deste mundo com sabedoria, ludicidade e criatividade. Assim, ajudando a construir uma sociedade mais fraterna, justa, alegre e amorosa.  “Como diz Dona Zezé, uma das socio-fundadoras, ‘o futuro do NEIMFA e do Coque está na educação dessas crianças. Nós passaremos, elas ficarão’. Por tudo isso, e sobretudo pela dedicação com o coletivo ao longo desses 37 anos, o sentimento nesse aniversário é de satisfação, alegria e gratidão pela história linda de potência e também resistência diante dos desafios internos e externos que aparecem ao longo do caminho”, destaca Sidney  Rocha, colaborador da Coordenação do NEIMFA. 

Sidney ressalta que as pessoas podem ajudar no trabalho da NEIMFA, potencializando o que eles fazem, contribuindo os valores de vida digna para todos, todas e todes (humanos e não humanos). Portanto, reduzindo e eliminado os preconceitos com as periferias e seus sujeitos, combatendo continuamente as diversas formas de violência como racismo, feminicídio, transfobia, poluição dos rios e mares. A instituição também recebe doações de cestas básicas, livros infantis e juvenis sobre diversidade e diferenças, sendo preciso entrar em contato para a entrega da doação pelo e-mail, contatoneimfa@gmail.com ou pelo Instagram, @neimfa. Outra opção é a doação financeira feita pelo Pix, cuja chave é: contatoneimfa@gmail.com.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL