Diario de Pernambuco
Busca

ALERTA

Cemit alerta que cenário com Superlua e maré alta pode aumentar risco de incidentes com tubarões

Banhista que optar por tomar banho de mar deve ir em áreas protegidas pelos recifes, durante as marés baixas, pela manhã

Publicado em: 29/09/2023 16:14 | Atualizado em: 30/09/2023 00:15

Cemit alerta para cuidados na praia neste fim de semana (Núcleo de Educação Ambiental/Divulgação)
Cemit alerta para cuidados na praia neste fim de semana (Núcleo de Educação Ambiental/Divulgação)

 

O fim de semana chegou e com ele, a última superlua do ano e as marés de sizígia, caracterizadas por grandes amplitudes da maré (marés muito baixas e marés muito altas) conforme a posição do Sol e da Lua. Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) alerta que a conjunção pode aumentar o risco de incidentes com tubarões.

 

Neste fim de semana, as marés ficarão mais secas pela manhã de 0.0m (sábado) e 0.1 (domingo), formando piscinas naturais ideais para o banho seguro, além de marés cheias de 2.5m (sábado) e 2.4m (domingo), no final da tarde.

 

"Pedimos aos banhistas que aproveitem o banho de mar em áreas protegidas pelos recifes durante as marés baixas e evitem o mar ao entardecer, quando as marés estarão enchendo. Além da falta de barreiras recifais para proteção, nesse período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, aumentando ainda mais os riscos de incidentes", explica a gerente geral de Áreas Costeiras, Danise Alves.


Trecho proibido para banho

 

O trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica do Recife é proibido por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.

 

Mesmo não havendo a proibição expressa nos outros trechos entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e a Praia do Farol, em Olinda, dê preferência a banhos de mar nas seguintes condições: maré baixa, áreas com proteção de recifes, dias com sol e águas claras.

Tags: superlua | tubarão | recife | praia | maré |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL