Diario de Pernambuco
Busca

Setembro Amarelo

Campanha da Alepe alerta para cuidados com saúde mental

Evento conta com palestras, oficinas, práticas de prevenção de doenças e recuperação da saúde, além de lançamento de livro

Publicado em: 18/09/2023 12:28

Prédio da Alepe ganhou iluminação especial  (Giovanni Costa)
Prédio da Alepe ganhou iluminação especial (Giovanni Costa)
 
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lança, na terça-feira (19), uma campanha para marcar o mês de conscientização e cuidados com a saúde mental. As ações do Setembro Amarelo serão promovidas pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional.
 
A primeira atividade será o lançamento da campanha ‘Estamos com Você’. A iniciativa pretende chamar a atenção de servidores do Legislativo estadual e da população para o problema e a necessidade de cuidar da saúde mental. 

A programação inclui também oficinas voltadas para a motivação pessoal e profissional e de combate à ansiedade, além de práticas integrativas do bem-estar. 

Atividades de integração serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar da Superintendência de Saúde, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. 

Trabalho e prevenção 

Além das oficinas, a campanha segue com a palestra “A Importância de um Ambiente de Trabalho Emocionalmente Cuidado". 

Essa ação ficará a cargo da psicóloga, professora e especialista nas psicologias da educação e clínica Ana Cristina Fonseca, coordenadora-geral da graduação do Centro Universitário Paula Frassinetti (UniFafire).

Na quinta-feira (21), a programação prevê duas palestras. A suicidologista Fernanda Luma abordará “O Mundo Pede Saúde Mental”. Aberta ao público, a atividade acontece às 10h30, no auditório Sérgio Guerra. 

Na ocasião, Fernanda Luma lançará o livro ‘Suicídio, O Que Sabemos e o Que Há Para Além do Discurso Hegemônico’. 

Assistente social e doutora em saúde mental, Fernanda coordena um grupo que desenvolve ações de promoção de saúde, prevenção e acolhimento de enlutados. 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 100% dos casos de mortes provocadas por problemas de saúde mental estão relacionados a transtornos mentais, principalmente as doenças não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Tags: campanha | mental | saúde | alepe |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL