Diario de Pernambuco
Busca

CHUVAS

Recife retoma ao estágio de atenção e amplia para 10 abrigos temporários

Publicado em: 24/05/2023 19:40

 (Foto: Rômulo Chico/DP)
Foto: Rômulo Chico/DP
O Centro de Operações do Recife informa que, com a melhora das condições meteorológicas e de rotina da cidade, o município entrou em Estágio de Atenção às 17h49 desta quarta (24). A rotina da população ainda pode ser impactada e há alteração perceptível na rotina urbana, causada por fatores climáticos. A previsão do tempo para as próximas 24h é de chuvas moderadas, entre 30mm e 50mm. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação.

Os serviços municipais que haviam sido suspensos deverão voltar ao normal nesta quinta-feira (25): escolas, Procon Recife, Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes, Salas do Empreendedor, atendimento ao contribuinte do edifício-sede da Prefeitura do Recife e equipamentos culturais. 

A Prefeitura do Recife abriu mais cinco abrigos temporários para famílias que tenham necessidade de acolhimento devido às chuvas que atingem a cidade. Ao total, são dez abrigos temporários com capacidade para receber 910 pessoas que funcionam em escolas, centros sociais e instituições religiosas onde a população pode contar com suporte para dormir como colchões e roupa de cama, além de kits de higiene e limpeza e refeições. A acolhida é feita mediante encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) ou por demanda espontânea de famílias atingidas por alagamentos em situação de emergência. Confira os locais:


CSU Bidu Krause - Avenida 11 de agosto SN – Totó 

Escola Paulo Sexto VI - Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro

Escola Municipal de Água Fria - Rua dos Craveiros, 500 - Campina do Barreto

Escola Diná de Oliveira - Rua São Mateus, s/n, Iputinga

Escola Célia Arraes - Rua José Noya, 117, Várzea

Igreja Batista Nacional de Coqueiral - Rua Coripós, 91, Coqueiral

Igreja Batista em Coqueiral - Rua Alcântara, 176

Escola Municipal Jardim Monte Verde - Av. Chapada do Araripe, 223 – Cohab

Escola Municipal Florestan Fernandes - Rua Rio Paranaíba, 541 - Ibura

Escola Municipal Jardim Uchoa - Rua Argemiro Galvão, 94 - Areias


VISITA - Na manhã desta quarta-feira (24), depois do Recife entrar em estágio de Alerta Máximo com o acumulado de chuvas que chegou a quase 120mm em 24h, o prefeito João Campos realizou uma vistoria nas obras de contenção de encosta da Rua Córrego do Fernandinho no bairro Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife. O serviço está recebendo um investimento de R$ 730 mil. Em seguida, o gestor municipal visitou o CSU Bidu Krause, um dos abrigos abertos pela Prefeitura com o objetivo de acolher famílias que precisarem deixar suas casas provisoriamente.

“A gente está acompanhando as obras que a Prefeitura do Recife está realizando. São mais de 65 grandes obras simultâneas de proteção de encosta como esta. A gente priorizou a construção de muros de arrimo e isso começou antes do período de chuvas para garantir que, quando viesse as chuvas, a maior parte dos muros de arrimo já estariam prontos, como é o caso daqui que o muro de arrimo já está pronto. E a parte de tela, a parte de cima, está sendo feita”, explicou João Campos. “Desde ontem a noite, nós ativamos o estado de alerta máximo do nosso COP, o Centro de Operações do Recife, soltamos os avisos ainda durante a madrugada, hoje pela manhã tivemos a primeira reunião com toda a equipe operacional na Prefeitura e agora eu estou acompanhando as ações da Prefeitura”, acrescentou.

A intervenção do Córrego do Jenipapo foi iniciada em setembro do ano passado e será concluída no próximo mês de junho. São muros de arrimo e telas argamassadas que vão proteger pelo menos 16 famílias na localidade.

A segunda visita do prefeito João Campos, na manhã desta quarta-feira, foi ao CSU Bidu Krause, localizado na Avenida 11 de agosto, S/N, no Totó. O local já tem uma estrutura montada para abrigar 82 pessoas, e mais 18 camas ainda podem ser montadas no local, totalizando 100 vagas. Além das camas, colchões e lençóis, cada abrigo disponibilizado pela Prefeitura conta com kits de higiene e de limpeza para os abrigados.

BALANÇO - Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 122,68 mm na estação pluviométrica do Ibura, o equivalente a 37% da média histórica do mês de maio, que é de 328,90mm. A Defesa Civil recebeu 437 chamados da população, principalmente referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou 25 ocorrências com árvores, sem gravidade. Destas, 23 já foram resolvidas e 2 estão com a equipe a caminho. A Emlurb usou carros equipados com jato de sucção para percorrer as vias públicas que apresentaram acúmulo de água, desobstruindo galerias e canaletas da rede de drenagem de águas pluviais.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL