Diario de Pernambuco
Busca

LUTO

Morre Erasmo Almeida, ex-secretário de Saneamento de Pernambuco

Publicado em: 07/05/2023 18:29 | Atualizado em: 07/05/2023 20:19

 (Foto: Arquivo DP)
Foto: Arquivo DP
Morreu na última sexta-feira (5), de causas naturais, Erasmo José de Almeida, aos 96 anos. Erasmo Almeida foi velado no sábado (6) no Cemitério de Santo Amaro. Erasmo já foi secretário de Saneamento, Habitação e Obras no governo de Moura Cavalcanti. Ele nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, e se formou em Engenharia Civil pela pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O ex-secretário foi o grande responsável pelo aproveitamento hidroagrícola das águas do Rio São Francisco, por meio de perímetros irrigados que beneficiaram diversas regiões do Nordeste quando presidiu a CODEVASF - Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Erasmo também foi diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) e ainda atuou como presidente da Compesa. Erasmo deixa quatro filhos, oito netos e sete bisnetos. 

O filho, Jorge Almeida, relembra a importância que o pai teve na vida dele. “Minha relação com ele sempre foi muito próxima, apesar dele trabalhar muito, ele também viajava muito e ele dedicou a vida ao trabalho”, afirmou. “Ele fez um trabalho muito bonito em prol do dos ribeirinhos, do pessoal mais humilde. Foi algo muito legal. E eu pude acompanhar isso porque sou um filho mais novo… e a gente até se emociona falando disso, mas é com muito carinho, com muito orgulho”, completou Jorge. 

O ex-secretário do Planejamento e da Fazenda e professor, Luiz Otávio Cavalcanti contou que Erasmo fez história em Pernambuco pelo espírito público. “Há dois fatos importantes na vida de Erasmo. O primeiro fato é que ele foi o construtor do centro de convenções, e em dois anos Erasmo construiu aquele local, e até hoje, cinquenta anos depois, o Centro de Convenções é moderníssimo, representando um projeto realmente com o sentido de contemporaneidade muito forte. O segundo foi em 1977, quando Moura Cavalcanti (ex-governador de Pernambuco), tomou a decisão de começar a construir a infraestrutura física do projeto Suape. Então Erasmo fez os cronogramas da parte de águas, com duas barragens: Bita e Utinga que até hoje servem a operação do centro; e realizou o cronograma da unidade de oferta de energia elétrica”, mencionou o ex-secretário. 

“Como pessoa Erasmo era um um homem, primeiro, muito respeitado pelos colegas, pela sua conduta, pelo seu comportamento, pela sua formação, pela pelo espírito público, pela maneira como ele via entendia o compromisso, o comprometimento com o serviço público. E em segundo lugar porque ele era um cara profundamente humano, ele não era só o técnico, ele era sempre profundamente humano, muito afável no relacionamento com as pessoas. E ele tinha uma grande compreensão social da obra pública”, finalizou Luiz Otávio Cavalcanti. 

Jorge Almeida avaliou sobre o que a perda do pai significa. “É uma tristeza muito grande pela partida, porque é inevitável essa dor e acho que não vai passar nunca, mas eu tenho certeza de que o que ele fez em vida nos conforta muito. Ele foi muito importante para esse país, no geral. Ele plantou uma árvore que suas raízes vão durar muito tempo”, concluiu.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL