Diario de Pernambuco
Busca

ECOLOGIA

Identificados 17 ninhos de tartarugas em Paulista

Publicado em: 20/03/2023 14:21 | Atualizado em: 20/03/2023 15:13

Eclosão de ninhos e saída de filhotes para o mar podem ocorrer nos próximos dias (Geanne Santos/SEI Paulista)
Eclosão de ninhos e saída de filhotes para o mar podem ocorrer nos próximos dias (Geanne Santos/SEI Paulista)
A Praia de Enseadinha, no Janga, tem 11 dos 17 ninhos de tartarugas marinhas identificados na costa em Paulista. Segundo dados do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU)  da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (Sema), o município é berçário da espécie aquática marinha e se prepara para registrar o nascimento de novos filhotes nos próximos dias. 

“Temos dois ninhos que estão para eclodir, sendo um na Enseadinha e outro em Maria Farinha. O nascimento deve ser nesta semana ou, mais tardar, na próxima ", antecipa a bióloga e analista ambiental da Sema Geanne Santos. E acrescenta que provavelmente serão filhotes das espécies Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) e Tartaruga Verde (Chelonia mydas), as que mais desovam na área. “Cada ninho abriga entre 80 a 120 ovos e normalmente os filhotes nascem ao amanhecer”, explica. 

Ainda segundo dados do Projeto de Monitoramento das Tartarugas Marinhas de Paulista, em seus 14 quilômetros de orla marítima foram registrados de agosto de 2021 até 30 de novembro de 2022, um total de 3.250 filhotes nasceram de 38 ninhos. A Praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguidos das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e três ninhos, respectivamente. 

Desovas
A espécie que mais desova na costa de Paulista é a tartaruga-de-pente, com um total de 31 ninhos e 2.670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga-verde, com 415 filhotes, e dois ninhos de tartaruga-oliva, com 165 filhotes, além de 16 tartarugas mortas, e duas encalhadas ao longo das praias da cidade.

Paulista é a primeira prefeitura do Brasil a obter autorização do Centro Tamar/ICMBio para desenvolver atividades de manejo e conservação de tartarugas marinhas, através da licença Sisbio Nº 78452-1. O projeto visa promover a notificação das desovas e dos encalhes desses animais no litoral do município, bem como difundir o conhecimento sobre as espécies.

Crime
A Sema recomenda que, ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, a pessoa deve entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do número (81)99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista@sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

Quem reside ou visita Paulista é informado por placas para evitar atitudes incorretas com relação a tartarugas, seus ninhos e filhotes, que podem redundar na prática de crime. As placas de sinalização dos ninhos indicam  a Lei 9.605. Vandalismos e violações aos ninhos, captura e comercialização de filhotes são crimes ambientais, sujeitos a cobrança de multas de R$ 500 a R$ 5 mil, além de pena de seis meses a um ano de prisão.

*Com informações da Secretaria Executiva de Imprensa de Paulista.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL