Vida Urbana
FEMINICÍDIO
Acusado de feminicídio vai a júri popular na próxima segunda-feira (20) no Recife
Publicado: 15/03/2023 às 11:15

O crime aconteceu no dia 4 de novembro de 2018 na Boa Vista, área central do Recife, por volta das 20h30 (Arquivo/DP)
Um caso de feminicídio será julgado na próxima segunda-feira (20/3), às 9h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, no Recife. O réu Guilherme José Lira dos Santos vai júri popular na 1ª Vara do Tribunal do Júri Popular da Capital, sob a acusação de ter assassinado a ex-esposa, Patrícia Cristina Araújo dos Santos, em uma colisão de carro ocorrida na Rua João Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, no dia 4 de novembro de 2018. O processo referente ao caso é o de número NPU 0021504-84.2018.8.17.0001. O júri será presidido pela juíza de Direito, Fernanda Moura de Carvalho.
Na denúncia oferecida pelo Ministério Público de Pernambuco, o réu é acusado de provocar a colisão contra uma árvore com o objetivo de assassinar a vítima. Na sessão, o acusado será julgado por homicídio qualificado. As qualificadoras são ter cometido o homicídio por motivo fútil; mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (feminicídio). A defesa do réu nega que houve intenção de matar a vítima e alega que houve apenas um acidente de trânsito, o que faria o homicídio ser culposo. Para a oitiva do julgamento em plenário, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) arrolou cinco testemunhas e três peritos criminais; e a defesa arrolou cinco testemunhas e dois informantes.
Cobertura - Durante a sessão, será permitido o acompanhamento pela imprensa em plenário, sem necessidade de credenciamento prévio. No entanto, fica proibida a realização de filmagem dos jurados integrantes do Conselho de Sentença, do réu e das pessoas presentes no local. Não haverá transmissão em tempo real da sessão de julgamento pelo Youtube. A transmissão será feita pela Ascom TJPE através do perfil oficial da instituição no Twitter. A magistrada Fernanda Moura de Carvalho concederá entrevistas à imprensa unicamente para fornecer informações técnicas sobre o desenvolvimento da sessão de julgamento. Imagens da magistrada, dos membros do MPPE e dos advogados de Defesa serão permitidas, desde que as pessoas envolvidas autorizem expressamente aos profissionais de mídia e imprensa.
Relembre o caso
O crime aconteceu no dia 4 de novembro de 2018 na Boa Vista, área central do Recife, por volta das 20h30. De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual (MPPE), Guilherme atraiu Patrícia para o carro que estava dirigindo e jogou o veículo contra uma árvore, do lado em que a mulher estava sentada (banco do passageiro). Somente o lado direito do veículo ficou destruído. Em um primeiro momento, o caso foi considerado acidente de trânsito comum, mas a investigação da Polícia Civil colheu indícios que apontam que foi uma colisão intencional.
Últimas

Mais Lidas
