Diario de Pernambuco
Busca

DIREITOS HUMANOS

Pernambuco reconhece a identidade 'não binárie' no registro civil

Publicado em: 14/02/2023 22:07

 (Foto: Reprodução/Defensoria Pública do Estado de Pernambuco)
Foto: Reprodução/Defensoria Pública do Estado de Pernambuco
Em decisão inédita no estado, a Defensoria Pública de Pernambuco deferiu o pedido de retificação de registro civil de pessoa não-binária residente no Recife.

No ano passado, a Justiça de Pernambuco já havia assegurado a possibilidade de um marcador de gênero diferente do masculino ou feminino no registro civil, mas só agora passa a reconhecer o “não binárie”.

A ação de retificação do registro civil foi proposta pelo Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. Agora, além da correção do prenome, a anotação referente ao sexo oferece mais uma opção. 

De acordo com Henrique da Fonte, Coordenador do Núcleo, “a decisão representa um avanço para a concretização de direitos das pessoas não binárias, ao reconhecer legalmente a autoidentificação de gênero, inclusive sem a designação específica de masculino ou feminino, considerando o emprego da linguagem neutra".

O Núcleo de Defesa e Promoção de Direitos Humanos pode ser contatado para orientações jurídicas através do e-mail nucleodh@defensoria.pe.gov.br e do whatsapp (81) 98460-0479.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL