ATENDIMENTO

Hospital Pelópidas Silveira dá início ao Projeto Lean nas Emergências

Publicado em: 27/02/2023 12:15 | Atualizado em: 27/02/2023 12:22

 (Divulgação)
Divulgação

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, unidade de alta complexidade que compõe a rede pública estadual de saúde, deu início ao treinamento do Projeto Lean nas Emergências, metodologia focada na otimização e melhoria dos processos internos da gestão hospitalar. O programa visa qualificar o acesso e o atendimento humanizado e integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando ferramentas para otimizar o fluxo de permanência dos pacientes nas mais diversas áreas de atendimento da unidade, como emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.

 

 

No Hospital Pelópidas Silveira, o projeto terá duração de um ano, sendo seis meses de implementação e outros seis meses de acompanhamento, com encontros mensais. O projeto é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

 

"O sistema Lean pode ser traduzido como uma "produção enxuta". É uma filosofia de gestão e foi desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios. Na Saúde, é um método que prioriza a otimização de tempo, recursos, espaços e insumos. Dessa forma, o Lean nas Emergências fortalece a cultura das instituições por meio de processos que otimizam o dia a dia intra-hospitalar e sua aplicação vem sendo apontada como uma solução para várias situações crônicas dos hospitais públicos do país", explicou o coordenador médico do Projeto Lean nas Emergências, Rodrigo Almeida.

 

 

"Sabemos do comprometimento dos profissionais do HPS e do engajamento dos nossos coordenadores e gestores para que a iniciativa tenha sucesso, dentro da unidade. A aplicação das técnicas de qualidade são realizadas em conjunto e, por isso, dependem de todos os setores integrados. Após este período de treinamento e implementação do projeto, pretendemos dar continuidade ao trabalho com a manutenção das ferramentas e das estratégias, proporcionando ainda mais qualidade no atendimento dos pacientes e melhorando os nossos indicadores", afirmou a diretora geral do HPS, Adelaide Caldas.

 

 

HPS
O Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira foi a primeira do SUS, no Brasil, a oferecer assistência médica, exclusivamente, nas especialidades de neurologia, neurocirurgia e cardiologia. Com atendimento de urgência e emergência em cardiologia e neurologia clínica e neurocirurgia, o HPS atende pacientes infartados ou com outras doenças do coração, aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC) e tumores cerebrais, entre outros.
Tags: hps | hospital | atendimento | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL