° / °

Vida Urbana
PADROEIRO

Vitória festeja Santo Antão, seu padroeiro

Publicado: 07/01/2023 às 14:47

/Foto: Luis Boaventura/esp.dp

(Foto: Luis Boaventura/esp.dp)

Única cidade do estado a ter Santo Antão como padroeiro, Vitória, na Mata Sul, começa neste sábado (7) as celebrações eucarísticas em comemoração ao santo. Na programação haverá, diariamente, a recitação do terço, a novena e a santa missa. A festa acontece há 398 anos e faz parte do calendário turístico de Pernambuco. As comemorações duram dez dias e terminarão no dia 17, a data festiva do padroeiro, que é feriado na cidade.

A devoção a Santo Antão chegou à cidade, que fica a 50 km da capital, com o seu fundador, Diogo de Braga. Navegador português, originário da colônia da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde, que veio ao Brasil para se estabelecer, em 1626. Ao chegar ao local que se instalou construiu uma capela para Santo Antão, que já era padroeiro e nome da ilha de onde Braga saira. Ao redor dessa capela, construiu-se um povoado, que deu origem à cidade.

Existem duas formas de representação do santo, nascido no Egito. A primeira com ele vestido como um eremita, representando seu tempo no deserto, com túnica, capuz, cajado, livro e um porquinho aos pés. Na que é adotada pela Matriz de Santo Antão, em Vitória, ele aprece como um abade, vestido como bispo, com mitra, capa de asperges, báculo e cruz peitoral, e também com o porquinho aos pés.

Este fim de semana

SÁBADO

ABERTURA

Noite Patrocinada pelos juízes das bandeiras de Santo Antão e São Sebastião.

18h30 – Procissão das Bandeiras saindo da Rua Henrique Lins (Rua do sol), 74.

19h – Missa Solene de abertura da Festa do Glorioso Santo Antão, com Monsenhor Luciano Brito, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Hasteamento das bandeiras de Santo Antão e São Sebastião.

DOMINGO

NOITE DA SAÚDE

15h – Missa dos Enfermos
Celebrante: Pe. Wesley de Souza Silva, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes.   

18h30 - Primeiro Dia da Novena: Origens de um bom Cristão
Celebrante: Padre Ewerton Murilo Nogueira Bentinho, Pároco da Paróquia de São Sebastião, Cordeiro – Recife.

19h30 - Santa Missa.
Mais de Vida Urbana