Diario de Pernambuco
Busca

VOLTA ÀS AULAS

Prefeitura do Recife reforça importância de atualizar a carteira de vacinação para evitar doenças

Publicado em: 29/01/2023 09:11

 (
FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
FOTO: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
As férias, além do merecido descanso, também são um ótimo momento para colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para deixá-los protegidos e ainda mais preparados para o retorno às aulas. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife reforça a importância de, especialmente neste momento de retorno à rotina escolar em que há maior contato com vírus e bactérias, meninos e meninas estarem com os esquemas vacinais completos. Isso porque algumas doenças, como gripe, caxumba, diarreia e catapora, por exemplo, são mais comuns em ambientes escolares.

O calendário de rotina de crianças, e também adolescentes, inclui mais de 15 imunizantes. Entre as vacinas disponíveis estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

"As crianças que frequentam creches e escolas ficam muito suscetíveis a ter essas enfermidades porque estão sempre muito próximas nesses espaços. E a maioria delas é transmitida por algum vírus, o que facilita a infecção desse grupo. Algumas medidas simples de prevenção, como a lavagem frequente das mãos, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, devem ser sempre explicadas para este público. Mas, antes de tudo, é preciso que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes ao posto de saúde para tomar as vacinas pertinentes à cada faixa etária, pois só assim elas terão a mais eficaz e segura forma de proteção", reforça a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A coordenadora de imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, alerta que as vacinas são a principal forma de proteção contra doenças que são muito comuns nas crianças. "Tomar apenas a primeira dose de qualquer vacina não vai oferecer as defesas necessárias para combater os agentes transmissores e evitar o adoecimento. Para garantir a real eficácia desses imunizantes é preciso completar o seu esquema, de acordo com a necessidade de cada um deles", reforça a gestora.

A recomendação da Sesau Recife é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes até a unidade mais próxima de casa para que os profissionais do Programa de Imunização do Recife possam analisar a caderneta de vacinação, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e, se necessário, aplicar as doses em falta.

ATENÇÃO AOS ADOLESCENTES - Por mais crescidos que estejam, os adolescentes também precisam se vacinar e alguns imunizantes são extremamente importantes para a vida adulta. Como é o caso da vacina contra o HPV, o papilomavírus humano, que é aplicada em meninos e meninas dos 9 aos 14 anos. "Essa vacina é um dos mais importantes meios de prevenção do câncer de colo do útero em mulheres - doença que mata uma mulher por dia no Estado. No SUS, ela é oferecida gratuitamente para essa faixa etária. Depois dessa idade, somente na rede privada é possível tomá-la e cada dose, para completar o esquema de três, custa muito caro", destaca Azoubel.

Outro imunizante para quem tem entre 12 e 14 anos é a meningocócica ACWY. Ela oferece proteção contra quatro tipos de meningite bacteriana. As crianças menores de um ano são as que têm maior risco de adoecimento. Entretanto, os adolescentes e adultos jovens são quem mais fazem a doença circular. Por isso, estar com a vacina em dia é extremamente importante.

Na capital pernambucana, mais de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife ofertam a aplicação das vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes. Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e não precisam de agendamento. A lista completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3HaBvvO.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL