° / °

Vida Urbana
EDUCAÇÃO

IFPE Recife inscreve para Mestrado Profissional em Gestão Ambiental até 09 de janeiro

Publicado: 02/01/2023 às 14:42

Mestrado no IFPE Recife não tem mensalidade e aulas começam em março/Google

Mestrado no IFPE Recife não tem mensalidade e aulas começam em março (Google)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebe inscrições até a próxima sexta-feira para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) 2023, ofertado no Campus Recife (IFPE Recife), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com cobrança de taxa de inscrição, mas sem cobrança de mensalidades. Dirigido a profissionais de qualquer área de conhecimento com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, o curso é de natureza interdisciplinar.

Segundo o IFPE, MPGA 2023 tem como objetivos formar recursos humanos de alto nível visando o trato competente da gestão ambiental para sustentabilidade, de forma a atender as demandas dos setores públicos e privados, e promover competência pedagógica, ética e científica de forma a contribuir com as demandas dos setores públicos e privados. O mestrado profissional tem duas linhas de pesquisa, a das tecnologias e inovações ambientais  e a da gestão para sustentabilidade, conforme explicitado no Quadro 1 do Edital Nº 11/2022 – Propesq Processo Seletivo (clique aqui para acessar o PDF) .

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental 2023 tem duração prevista de 24 meses, com carga horária de 360 horas, compreendendo, no mínimo, 24 créditos, com aulas distribuídas ao longo da semana. As disciplinas obrigatórias do primeiro semestre serão, preferencialmente, no período noturno e aos sábados, conforme grade horária disponibilizada. Vinte vagas estão sendo oferecidas para o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, sendo que três serão destinadas a pessoas negras/pardas e indígenas e uma para pessoas com deficiência. Candidatas(os) indígenas concorrerão exclusivamente às vagas reservadas. O início das aulas está previsto para março de 2023.

O corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental é formado por 17 profissionais permanentes atuando em uma das duas ou nas duas linhas de pesquisa: Aida Araújo Ferreira; Eduardo José Alécio de Oliveira; Hernande Pereira da Silva; Ioná Maria Beltrão Rameh Barbosa; José Antonio Aleixo da Silva; José Coelho de Araújo Filho; Marco Antonio de Oliveira Domingues; Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso; Marília Regina Costa Castro Lyra; Maria Tereza Duarte Dutra; Rejane de Moraes Rego; Rejane Jurema Mansur Custodio Nogueira; Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho; Ronaldo Faustino da Silva; Rogéria Mendes do Nascimento; Sofia Suely Ferreira Brandão Rodrigues; e Vânia Soares Carvalho. E há mais dois profissionais colaboradores, Anália Keila Rodrigues Ribeiro e José Severino Bento.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do IFPE.
Mais de Vida Urbana