Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL 2023

Bloco da Saudade está de volta à folia

Publicado em: 21/01/2023 09:15

 (Foto: Cortesia/ Bloco da Saudade)
Foto: Cortesia/ Bloco da Saudade
O Bloco da Saudade realiza, neste domingo, a 9ª Manhã de Sol na sede da AABB. O evento se inicia às 12h e tem como atrações, o coral e a orquestra do bloco, além da Orquestra de Lessa e o cantor Ed Carlos. A entrada custa R$ 50 e será vendida no local na hora do evento. O encontro está marcado para iniciar com chave de ouro as nossas festividades carnavalescas. “É uma grande satisfação para nós promovermos essa manhã de sol, que marca o retorno da agremiação ao carnaval, após dois anos sem poder sair às ruas, por causa da pandemia de Covid-19”, disse a presidente do bloco, Izabel Bezerra, que diz que todos os membros estão “saudosos”, “na certeza que espiritualmente estarão conosco nas ruas de Recife e Olinda”, completou

A entrada para a festa custa R$ 50, no local. A AABB fica na Avenida Dr. Malaquias, 204, nas Graças, Zona Norte do Recife. A ansiedade e expectativas estão enormes. “O bloco da Saudade é encantamento. Estamos na maior expectativa para essa retomada. Minha fantasia já está pronta, e sei que tudo vai dar certo. Acompanho o bloco desde sua fundação. Desde 2002, eu saio com fantasias, adereços e muita alegria. Amo o bloco da saudade, sou carnavalesca”, afirmou Aparecida Figueiredo, 73.

O Bloco é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1974, com o objetivo de participar do carnaval de Pernambuco e promover a folia dos blocos com suas músicas e fantasias características. Hoje, a agremiação é a principal referência do gênero musical “marcha de bloco” (ou frevo de bloco) no carnaval pernambucano. Seus integrantes já gravaram deis álbuns. Seus quatro acertos de marcha e baile anuais no Recife, já fazem parte do calendário turístico da cidade e atraem milhares de foliões, dando mostras da popularidade.

ORQUESTRA
A agremiação mantém uma orquestra de marchas de bloco com cerca de vinte músicos, remunerados em função dos ensaios, apresentações e desfiles que acontecem nas proximidades e durante o carnaval. A orquestra é composta por músicos de pau-e-corda (violões e cavaquinhos) e metais leves, conforme a tradição dos blocos carnavalescos surgidos no início do século passado.

PESQUISA
A agremiação também desenvolve importante trabalho de pesquisa e divulgação do gênero carnavalesco da marcha de bloco, buscando em seus álbuns lançados (em LP e CD) dar uma nova roupagem a sucessos de carnavais antigos e música contemporânea. Além disso, abre sempre espaço para a nova safra de compositores.

A agremiação foi a pioneira na gravação de CDs de frevo de bloco. Os cinco primeiros estão esgotados, totalizando mais de 20 mil cópias vendidas. O último saiu em 2016, em comemoração aos 40 anos do Bloco da Saudade. É um marco na História do carnaval pernambucano por ter sido o primeiro registro de marcha de bloco realizado em CD. O projeto foi o primeiro de Pernambuco a ser aprovado pela Lei Rouanet.

O Bloco da Saudade promove cinco desfiles de rua por ano nos carnavais do Recife e Olinda, sendo dois deles na semana pré-carnavalesca e três no carnaval. As saídas do Bloco da Saudade da Praça Maciel Pinheiro – Centro do Recife – na quarta-feira da semana pré e na segunda-feira de carnaval são as mais concorridas, atraindo cada uma delas uma multidão de foliões.

Programação

22/01: 9º Manhã de Sol – 12h - AABB Recife
27/01: 10º Noite dos Flabelos – 22h - AABB Recife
03/02: Acerto de Marcha – 22h - AABB Recife
10/02: 38º Baile do Bloco da Saudade – 22h - AABB Recife

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL