Diario de Pernambuco
Busca

CELEBRAÇÃO

Promatre comemora 70 anos com culto ecumênico e cantata natalina

Publicado em: 05/12/2022 11:46

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Marco na história da saúde de Juazeiro, Petrolina
e região, o Hospital Promatre vai comemorar no próximo dia 15 (quinta - feira), 70 anos de existência com um culto ecumênico e uma cantata natalina.
 
A programação começa às 18h, e será aberta ao público no pátio externo, com a participação de representantes das três principais religiões celebradas no Brasil. Em nome do catolicismo vai ministrar a palavra o padre José Filipe Pulpayil, seguido de Gilberto Santana (espiritismo) e o pastor Robson Vieira Pereira (protestantismo).

Depois, o coral infantil com 12 vozes e a banda com 20 músicos da orquestra Novos Talentos da Fundação Nilo Coelho, de Petrolina, promete emocionar os presentes com uma cantata natalina, incluindo canções tradicionais e contemporâneas.

O Hospital Promatre de Juazeiro foi criado em 24 dezembro de 1952 pelo médico ginecologista e obstetra Pedro Borges Viana. De um começo cheio de dificuldades, com apenas seis leitos, sala de parto e cirurgia, a unidade passou por muitas ampliações e evoluiu para uma moderna estrutura com atendimento em praticamente todas as especialidades médicas.

Único hospital a assistir em urgência, emergência e obstetrícia aos 21 municípios pactuados com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, a Promatre teve também sua UTI habilitada pelo Ministério da Saúde para receber o SAMU, e em 2010, a alta complexidade em cardiologia, hemodinâmica, cirurgia vascular e cardiovascular.

De acordo com o médico e diretor da Promatre, Pedro Borges Viana Filho, outra conquista de grande relevância nestes 70 anos, foi a inserção do hospital na Rede Peba, dividindo com o Hospital Universitário (Traumas), de Petrolina todas as urgências e emergências da Rede que abrange 53 municípios pernambucanos e baianos. "São motivos também para comemorar a nossa atuação na residência médica de novos cardiologistas e estagiários do curso de Farmácia da Univasf, além da participação ativa e determinante no combate a Covid - 19", concluiu

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL