Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Hospital Santo Amaro tem ação para identificar lesões suspeitas de câncer de pele

Publicado em: 01/12/2022 13:10 | Atualizado em: 01/12/2022 13:44

Ação é aberta ao público e pessoas precisam levar documento com foto para receber atendimento (Cínthia Carvalho - AI Santa Casa do Recife)
Ação é aberta ao público e pessoas precisam levar documento com foto para receber atendimento (Cínthia Carvalho - AI Santa Casa do Recife)
Numa ação relacionada à campanha “Dezembro Laranja”, para reforçar os cuidados contra o câncer de pele, o Hospital Santo Amaro (HSA) recebe neste sábado, das 9 às 15 horas, uma equipe de profissionais que vai dar informações, examinar lesões suspeitas e, se preciso, fazer o encaminhamento dos pacientes para a remoção de sinais. A iniciativa é do Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (Ceder) e tem como objetivo o diagnóstico precoce da doença, tipo de câncer mais comum no Brasil, mas que, se tratado precocemente, apresenta percentuais de cura em até 90% dos casos.

Mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, o Hospital Santo Amaro funciona na Avenida Cruz Cabugá, 1.563, Santo Amaro, na Região Centro do Recife. A ação é aberta ao público e a orientação é para que as pessoas levem documento com foto para receber o atendimento.

Atenção e proteção
A dermatologista Luana Tenório coordena a ação e alerta que as pessoas precisam ficar atentas ao surgimento de sinais e manchas na pele, além de fazer exames regularmente. “Uma lesão que sangra, que não cicatriza, é preciso investigar”, diz. “Podem ser manchinhas escuras, avermelhadas, geralmente em locais mais expostos ao sol, como rosto, colo, ombros e braços”, alerta. Ainda segundo a médica, a proteção é a maior arma contra o câncer de pele. “Por isso, também faremos distribuição de amostras de filtro solar, grandes aliados para uma pele saudável”, completa.

Incomodado com alguns sinais suspeitos, o contador Claudionor Carvalho procurou atendimento médico em uma edição anterior da mesma campanha, no HSA. “Eu fui atendido, os médicos me deram informações, removeram esses sinais, que eram princípio de câncer. Fiquei muito aliviado. Desde então, eu tento me cuidar mais, passando protetor fator 50”, conta, lembrando que abusou da exposição ao sol quando era mais jovem. “É uma atitude tão simples. É melhor prevenir”, aconselha.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia do Recife.

Serviço:
Ação do Dezembro Laranja
Distribuição de informativos e exames para detecção de câncer de pele
Dia e horário: Sábado, 03 de dezembro, das 9 às 15 h
Local: Hospital Santo Amaro (Av. Cruz Cabugá, 1563 - Santo Amaro, Recife)
Aberta ao público

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL