° / °

Vida Urbana
HOMENAGEM

Em Olinda, Convento inaugura presépio de São Francisco

Publicado: 07/12/2022 às 17:20

O convento está homenageando os 800 anos do primeiro presépio de São Francisco que será completados em 2023/Alex Costa/Divulgação

O convento está homenageando os 800 anos do primeiro presépio de São Francisco que será completados em 2023 (Alex Costa/Divulgação)

Nesta quinta-feira (8), será inaugurado o presépio de São Francisco no Convento de São Francisco de Olinda, em homenagem aos 800 anos do primeiro presépio criado em 29 de novembro de 2023, pelo Papa Honório III. O convento é o primeiro do Brasil e tem o maior conjunto de azulejos portugueses. Além de um mirante com uma bela vista para o mar.

Passando na cidade italiana de Gréccio, Francisco pediu a um amigo para preparar um local com a representação do nascimento de Jesus. E assim surgiu o primeiro presépio, que não teve figuras, mas pessoas compondo a cena e o cenário do nascimento de Jesus, com a presença de frades, animais, flores, cantos e festa. Uma noite que marcou e a prova é que, durante oito séculos, o presépio foi sendo reinventado, multiplicado e recriado no mundo inteiro. Até chegar no Brasil, em Olinda.

“A intuição de São Francisco era criar um cenário que nos colocasse, concretamente, dentro das condições precárias do nascimento de Jesus, mas também a proximidade com os animais, pobres e pastores que testemunharam esse acontecimento... Para nós, tanto a regra de vida segundo o Evangelho como essa concretização artística do presépio dizem muito do jeito franciscano de viver, de rezar, de olhar para o mundo e reconhecer Cristo nascendo em cada criança”, explicou o Frei César Lindemberg Serafim, OFM
Guardião do Convento São Francisco de Olinda.

A entrada no Convento custa uma taxa simbólica de R$ 5 e a exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 e aos sábados das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

O Convento de São Francisco, no entanto, não se limita apenas ao presépio de São Francisco. Lá também é realizado atividades religiosas, encontros de grupos que se hospedam no convento, além da agenda de casamentos. Por isso, o objetivo é fazer deste ano jubilar um marco histórico, uma redescoberta que revele o grande potencial lugar que, mesmo as pessoas que vivem no Recife ou até mesmo em Olinda, não conhecem bem.

“Temos muitos projetos em mente e no coração e vamos precisar de todo mundo: criação da associação amigos do convento, do movimento artistas amigos do convento, congressos, concertos, shows musicais, oficinas de música e de arte, trabalhos sociais, renovação dos espaços, benção das avós, salão de produtos de casamento, criação de uma cerveja, de pão próprio, etc. Fiquem atentos a nossas redes e participem deste ano jubilar. “Nada será como antes...” Que venha 2023 e mais 800 anos, ajudando a ressignificar nossas vidas a partir da simplicidade do presépio, do questionamento pelas condições de vida dos pobres e da alegria do Evangelho”, destacou Frei César.
Mais de Vida Urbana