Vida Urbana
POLICIAL
Em Caruaru, PF realiza mandado contra comércio ilegal de armas
Publicado: 05/12/2022 às 08:21

(Foto: PRF/Divulgação)
Nesta segunda-feira (5), a Polícia Federal (PF) realizou mandado de busca e apreensão em um o Clube de Tiro do Agreste (CTA), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. As investigações são contra uma organização criminosa que atuava como empresa e realizava os crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso perante a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, comércio, aquisição, posse e porte ilegais de armas de fogo, além de incitação ao crime.
Esta investigação nomeada de Operação Cinza, realizou a busca e apreensão de armas como fuzis, pistolas, munições e outros armamentos. Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, além do sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e quatro mandados de prisão preventiva.
A investigação que iniciou em outubro de 2021, resultou em mandados em Pernambuco, Alagoas e São Paulo. A atuação do grupo se caracterizava ministrando cursos, prestando serviços de conserto, manutenção e customização de armas de fogo, executados por pessoas sem licença da Polícia Federal para atuarem como armeiros, e produzindo documentos ideologicamente falsos em nome de armeiros legalmente credenciados, mas que não mantinham vínculo com essas pessoas jurídicas.
Durante a investigação, foi constatada a existência de organizações criminosas dedicadas à criação de documentos falsos e ao uso desses documentos para facilitar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio ilegal quanto ao abastecimento de água do posto de armas. Além disso, esse grupo usará pessoas jurídicas como ferramentas para criar entrevistas, vídeos e outros conteúdos, e divulgar em seu nome, inclusive pela Internet, publicidade ilegal de venda, execução de energia para uso de armas sem motivo crime.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de pertencimento a organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes, tipificados, cujas penas se somadas, podem alcançar 30 anos de reclusão e multa.
Últimas

Mais Lidas
