SAÚDE
Três projetos sociais de Pernambuco vencem seleção regional
Por: Osnaldo Moraes
Publicado em: 08/11/2022 16:02 | Atualizado em: 08/11/2022 16:37
Atuação politica, formação e cuidados em saúde marcam ação do Coletivo Mulheres Periféricas (Reprodução Coletivomplgbt.com) |
Três projetos de Pernambuco estão entre as doze iniciativas sociais na área da saúde selecionadas da região Nordeste pelo Programa Basis II, uma ação de capacitação e estruturação do Instituto SAB e da Fundação Dom Cabral. A seleção ocorreu por meio de um edital iniciado no dia 20 de julho e finalizado em 26 de agosto, segundo as organizações com centenas de iniciativas dos nove estados nordestinos. As iniciativas pernambucanas contempladas são “Coletivo Mulheres Periféricas e LGBTQIA+”, “Lar Esperança de Vida Luiz de Oliveira Neves Pesqueira” e “Mulheres em Crescimento”.
Segundo a organização do Programa Basis II, o desafio é promover saúde e qualidade de vida para comunidades carentes da região Nordeste. Na primeira edição, em 2021, foram capacitados doze projetos na região Sudeste. A iniciativa é apresentada como resultado de estudos que indicam que muitas iniciativas sociais não conseguem sobreviver ou desenvolver todo o seu potencial por questões organizacionais, gerenciais e por carências na área da tecnologia.
Nesta segunda edição foram selecionados doze projetos que atuam na região nordeste do país, através de um edital iniciado dia 20 de julho e finalizado em 26 de agosto. Centenas de iniciativas dos nove estados nordestinos participaram do processo. Após cumprimento dos requisitos previstos no edital, uma minuciosa seleção encabeçada por profissionais da FDC e do Instituto SAB, além das iniciativas pernambucanas foram escolhidos os seguintes projetos: “Abrace uma Borboleta”, “Centro Médico Integrativo Casa de Cura Caraíva”, “Giro Preventivo Associação das Favelas de Sergipe (Cufa)”, “Grupo de Apoio à Criança com Câncer”, “Melhoria da Assistência no Serviço de Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”, “Nosso Negócio é a Cura”, “Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva”, “Primeiros Socorros para Todos” e “Projetos Arroz com Feijão e Mais Água”.
Todas as iniciativas contempladas participarão de uma trilha de capacitação durante oito meses em formato misto, presencial e virtual. Para garantir o acesso e cumprimento da carga horária estabelecida, o Instituto SAB doará um notebook para cada projeto.
Desenvolvida pela Fundação Dom Cabral, especializada em gerir negócios e capacitar pessoas, a metodologia será aplicada em diferentes áreas com objetivo de estruturar e reestruturar os projetos. “Ofereceremos a cada iniciativa todo o suporte necessário para o desenvolvimento e ampliação do projeto. Estruturar de maneira sólida e eficaz ampliando seu poder de atuação é nosso objetivo”, diz o coordenador do projeto, professor Márcio Rabelo.
A trilha de capacitação atua de forma efetiva em áreas cruciais para o desenvolvimento de qualquer negócio ou iniciativa. Amparo jurídico, suporte na gestão de pessoas, orientações nas áreas de comunicação e marketing e estratégias para a viabilização financeira dos projetos serão alguns pontos abordados durante todo o processo. “A saúde é um grande desafio em todo Brasil, mas na região Nordeste isso é mais evidente e preocupante. Programas sociais ajudam a diminuir essa desigualdade e estruturar esses projetos aumentando positivamente seus impactos é necessário e exige expertise e seriedade”, argumenta Áurea Barros, superintendente do Instituto SAB.
As aulas começam no início de novembro no formato virtual, pela Internet. No final do mês, o grupo participará de uma reunião presencial em Salvador, Bahia, com dois dias de imersão e troca de conhecimento entre representantes dos projetos e a equipe, adianta Márcio Rabelo. Segundo a organização, milhões de nordestinos sofrem com a escassez de recursos materiais, de infraestrutura e com a falta de profissionais no Nordeste, sendo que 29% dos municípios da região encontram-se em estado de extrema pobreza. “Para se ter uma ideia, existem bolsões de municípios sem estrutura mínima de atendimento, o que desequilibra e agrava ainda mais o acesso à saúde. Não temos dúvidas que as ações sociais fazem a diferença e precisam ser incentivadas e estruturadas. Precisamos transformar essa triste realidade”, diz Áurea Barros.
Sobre o Instituto SAB
O Instituto Saúde, Aceleração e Bem-Estar (SAB) é uma associação privada sem finalidade lucrativa com atuação em saúde. Fundada em 7 de maio de 1975, tem como missão contribuir com a saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de excelência em serviços de saúde na área da promoção da saúde.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de classe mundial e que capacitou, em 2021, mais de 37 mil executivos. Fundada há mais de 45 anos, ocupa, em 2022, a 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times e contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade articulando educação executiva, educação acadêmica e educação social para o desenvolver gestores, executivos e empresários de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Por meio do Centro Social Cardeal Dom Serafim, a FDC gera impacto social positivo tendo a educação como pilar para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares e organizações sociais e seus gestores. Em 2021, lançou o portal Seja Relevante, com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações sobre a área de carreira, gestão, negócios e impacto social.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Programa Basis II e Coletivomplgbt.com.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS