Diario de Pernambuco
Busca

Cinema da Fundação recebe 15ª edição do Festival de Cinema Italiano a partir desta sexta (25)

Publicado em: 22/11/2022 12:30

A programação vai de 25 a 30 de novembro com 17 longas-metragens em cartaz (Divulgação)
A programação vai de 25 a 30 de novembro com 17 longas-metragens em cartaz (Divulgação)
O Cinema da Fundação recebe, a partir desta sexta-feira (25), a 15ª edição do  Festival de Cinema Italiano nas salas Derby e Museu. A programação segue até o dia 30 de novembro e conta com 17 longas-metragens, sendo nove filmes inéditos, produzidos entre 2021 e 2022, com temáticas que vão da comédia ao drama, e oito filmes protagonizados por atrizes consagradas da cinematografia italiana. 

Coordenador do Cinema da Fundação, Ernesto Barros explica que o festival destaca o melhor do cinema italiano contemporâneo, com longas inéditos no Brasil, e que fizeram parte da seleção das principais mostras de cinema mundiais, exaltando a diversidade temática da cinematografia do país.

“É um momento de grande felicidade pro Cinema da Fundação receber essa mostra, que já acontece em São Paulo. Trata-se de curadoria muito afinada com o melhor do cinema italiano de hoje e de ontem. O mix de filmes do presente e do passado confirma a presença do cinema italiano nas telas de cinema de todo o mundo. Acredito que o público do Cinema da Fundação, que frequenta as salas Museu e Derby,  está ganhando um grande presente de final ano, especialmente com os filmes clássicos da mostra Musas do Cinema Italiano”, disse Ernesto.

Entre os longas-metragens inéditos, o destaque vai para o filme Nostalgia (2022), de Mario Martone, escolhido para representar a Itália na edição do Oscar 2023. Após quarenta anos de afastamento, Felice (Pierfrancesco Favino) volta ao local onde nasceu, o bairro Sanità, no ventre de Nápoles. Ele redescobre os lugares, os códigos do bairro e um passado que o devora. O filme será exibido na sala do Museu, dia 25 de novembro, às 19h30. 

Outro filme inédito é a comédia Acqua e Anice (Água e Anis), do diretor estreante Corrado Ceron. Ele conta  a história de Olímpia (Stefania Sandrelli), uma lenda dos bailes que aos 70 anos decide colocar a van de sua banda de volta à estrada: desta vez, porém, não é sobre sair em turnê, mas embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que fizeram dela uma estrela.  A sessão de Água e Anis será na terça-feira, dia 29, às 15h20. 

Na mostra “As Musas do Cinema Italiano”, o público poderá revistar  clássicos como  A Bela Moleira (1955), de Mario Camerini, e estrelado por Sophia Loren, que estará em exibição no dia 26 de novembro, às 18h. 

O filme se passa em uma Nápoles sob jugo espanhol, no final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que ela não caia. A exceção é o moleiro Luca (Marcello Mastroianni), casado com Carmela (Sophia Loren), a mulher mais bonita e desejada da região, que desfruta de favores especiais junto ao poderoso governador Teófilo (Vittorio De Sica). 

Também está na mostra, o filme O Inocente (1976), de Luchino Visconti, estrelado por Laura Antonelli. Nele, a atriz italiana  interpreta a personagem Giuliana, esposa de um aristocrata da alta sociedade italiana do século XIX (Giancarlo Giannini), que faz questão que ela descubra que foi traída. No enredo, Giuliana acaba se apaixonando por um escritor, fazendo com que seu marido Tulio prove do mesmo veneno. A sessão de O Inocente será no dia 29, às 19h40.

O Festival de Cinema Italiano é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália, que nesta edição disponibiliza sua programação no streaming em todo o Brasil, além da versão presencial em 49 salas de cinema de 38 cidades do país. 

Toda programação é gratuita e os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do início da sessão. As sessões on-line devem ser acessadas no site do próprio evento.
Tags: arte | festival | cinema |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL