Diario de Pernambuco
Busca

INFORMÁTICA

Abertas inscrições para Residência em Robótica e Inteligência Artificial do CIn-UFPE

Publicado em: 29/11/2022 16:22 | Atualizado em: 29/11/2022 17:08

Foco da turma inclui testes realizados através de robótica ou baseados em inteligência artificial (Robótica - Carla Porfírio - Ascom CIn-UFPE)
Foco da turma inclui testes realizados através de robótica ou baseados em inteligência artificial (Robótica - Carla Porfírio - Ascom CIn-UFPE)
Estão abertas as inscrições para a II turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) de Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software. O programa oferece capacitação na área de engenharia de software, com ênfase nas aplicações de robótica e inteligência artificial (IA) em testes de software, numa parceria do Centro de Informática (CIn) e do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).

As inscrições vão até o dia 2 de janeiro de 2023, bastando conhecer o edital completo (clique aqui) com informações sobre o processo seletivo e preencher o Formulário de Inscrição virtual (clique aqui). Em caso de dúvidas, a recomendação é de enviar e-mail para robotica_ia@cin.ufpe.br ou ligar para (81)3134-5996. 

Podem participar do processo seletivo estudantes dos cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins de instituições de ensino superior de todo Brasil. Cada estudante concluinte do Curso de Residência receberá certificado emitido pela UFPE.

O objetivo principal do curso é incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software, com os incentivos e benefícios previstos nos Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI). O foco de atuação desta turma será no projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados através de robótica ou baseados em inteligência artificial.

O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de robótica, inteligência artificial e testes de software. O conhecimento adquirido será vivenciado, paralelamente, em laboratório, através de atividades práticas. O programa segue o modelo de Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)/SEPIN/PBQP-SW.  

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CIn - UFPE.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL