Diario de Pernambuco
Busca

CIÊNCIA

SENAI-PE promove "SENAI: Futuros Espaciais", evento inédito com pesquisadores da NASA

Publicado em: 28/10/2022 18:56

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Para aumentar o interesse dos jovens de Pernambuco pela ciência e estimular o desenvolvimento do setor aeroespacial entre as comunidades acadêmicas e empresariais locais, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) está promovendo o "SENAI: Futuros Espaciais". O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em parceria com a NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial americana, com transmissão ao vivo pelo YouTube do SENAI Pernambuco.

Neste evento, serão apresentadas importantes iniciativas que a NASA está desenvolvendo, tais como o lançamento do satélite SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task), o Heliophysics Big Year e o Programa Artemis, que irá enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para a lua em 2024. Também farão parte do encontro a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que apresentarão suas participações no desenvolvimento do SPORT e uma visão geral das atividades espaciais que estão sendo desenvolvidas no Brasil.

O primeiro dia (03/11) é destinado a jovens estudantes de escolas públicas e privadas e acontecerá na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A agenda da manhã será voltada para estudantes do ensino fundamental, e a da tarde para estudantes do ensino médio. O evento contará com o Dr. Jim Spann, cientista líder em Clima Espacial na NASA; Dra. Shelia Nash-Stevenson, engenheira da NASA e gerente do projeto SPORT; Pedro Cabral, natural de Recife, engenheiro do ITA e do projeto SPORT; e Denise Hill, Comunicações e Liderança de Divulgação da NASA. A equipe discutirá temas como clima espacial, tecnologia de satélite, o programa Artemis e outros empreendimentos espaciais de forma emocionante e inspiradora. Eles também compartilharão a trajetória de suas carreiras na indústria espacial.

Segundo o Dr. Spann, que foi criado em Recife e frequentou o Colégio Americano Batista e a Escola Americana do Recife, o objetivo deste evento é incentivar crianças e adolescentes a seguir carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, STEM) e apresentar potenciais percursos profissionais no setor espacial.

O segundo dia (04/11) será direcionado para estudantes universitários e pesquisadores (manhã) e empresários do setor industrial (tarde) e acontecerá na Casa da Indústria, em Santo Amaro. "O foco neste momento será discutir a cooperação acadêmica e industrial no setor espacial entre o Brasil e os Estados Unidos, a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento do satélite SPORT, as alternativas de pesquisa e promoção do desenvolvimento para o setor e a importância do setor para a economia nacional", explica o Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Pernambuco, Oziel Alves.

SATÉLITE SPORT – Com lançamento programado para novembro, uma das principais missões do nanossatélite SPORT – treinar os alunos do ITA em tecnologias espaciais – já foi realizada com sucesso. Projeto complexo e inovador, o nanossatélite investigará a anomalia magnética do Atlântico Sul para entender melhor as condições que causam o crescimento das bolhas de plasma. Essas "falhas" são comuns em regiões tropicais e causam erros nas posições GPS dos receptores utilizados em veículos em terra, mar e ar.

INSCRIÇÃO – Pesquisadores e empresários interessados em participar do evento devem inscrever-se gratuitamente pelo https://mkt.pe.senai.br/futuros-espaciais-empresarios-academicos.  As vagas para escolas já foram encerradas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL