Diario de Pernambuco
Busca

TURISMO

Prefeitura do Recife lança plano para o reforço do Turismo Criativo

Publicado em: 27/09/2022 17:17

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta terça-feira (27), a Prefeitura do Recife realizou uma entrega importante para o setor: o Plano de Turismo Criativo do Recife, um documento que guiará a construção de políticas públicas voltadas para a área no período de 2022 a 2024. O lançamento, feito pelo prefeito João Campos, ocorreu na Galeria Arte Plenna Multicultural, localizada no bairro do Rosarinho, e reuniu o trade turístico e profissionais diretamente ligados à cadeia produtiva. Além do Plano, a PCR também fez um receptivo no Aeroporto Internacional do Recife, no Marco Zero e na Pracinha de Boa Viagem, e entregou 11 placas de sinalização turística em territórios criativos. A placa instalada no Ilê Obá Ogunté - Sítio de Pai Adão, em Água Fria, foi descerrada pelo prefeito. 

“A gente lança mais um plano do Turismo Criativo da cidade. O Recife foi pioneiro, lá atrás, por ser a primeira capital a fazer isso. E agora a gente consegue lançar o plano para o novo biênio. O turismo criativo, a economia, a cidade, as pessoas, não apenas nos tradicionais pontos do turismo mas onde tem a efervescência da vida da nossa gente, nas comunidades, nas atividades culturais de cada bairro, na vida da cidade. Então a gente tem uma rede de turismo criativo muito forte no Recife”, afirmou João Campos. “Esse plano é cocriado, feito pela Prefeitura e a sociedade civil. Uma valorização e mostra a potência do Recife. Quem puder conhecer o plano, vai conhecer o Recife verdadeiro, o Recife da história do Alto José do Pinho, do Morro da Conceição, do Rosarinho, do Centro, da Ilha de Deus, o Recife que é vivido e construído por tanta gente”, continuou ele.

“Também estamos fazendo a sinalização turística em áreas de turismo criativo. Não são as áreas dos roteiros tradicionais de turismo, mas são outros roteiros verdadeiros da cidade, por isso que a gente valoriza tanto e está trazendo a sinalização turística para essas áreas. E também ativação no Aeroporto e no Marco Zero, áreas onde há grande circulação de turistas para fortalecer o nosso plano de turismo criativo”, finalizou.

Viajar e se sentir parte da cidade e da experiência é uma das propostas do Turismo Criativo. “Recife, única cidade brasileira que atualmente integra a Rede Internacional de Turismo Criativo, além de também considerada uma Cidade Criativa na categoria Música pela Unesco, tem diferenciais que se destacam dentre os outros destinos do Brasil e estamos cada vez mais nos consolidando enquanto destino de lazer”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

Na capital pernambucana, o viajante consegue se sentir parte da cidade, vivenciando a rotina diária dentro de uma escola de samba até eclodir o Carnaval, do bordado dos figurinos aos ensaios carnavalescos; da produção da alfaia ao desfile das nações de Maracatu; da mariscada empratada ao preparo minucioso do prato. Recife proporciona experiências únicas em que o turista se sente morando na cidade, com passeios turísticos de bicicleta, barco, a pé e ônibus. Roteiros que fogem do senso comum, que agregam história às peculiaridades da cultura local. 

O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade, fomentando políticas públicas essenciais para o setor e estará disponível no Portal de Turismo do Recife (https://visit.recife.br/).

Na Galeria Arte Plenna Multicultural, local do lançamento do plano, funciona o  ateliê do artista plástico Leopoldo Nóbrega. Na ocasião, o artista falou sobre a relação entre arte, cultura e turismo criativo. “O lançamento do Plano de Turismo Criativo é uma grata oportunidade para a gente celebrar o avanço desse olhar criativo que envolve pessoas e que integra toda a capacidade do turismo em Recife. A gente faz parte desse projeto desde o início, junto com Recria e Prefeitura do Recife, e a ideia é que isso possa se desenvolver a partir dos potenciais de integração humana, de arte, de sustentabilidade e de experiências construídas de forma participativa”, afirmou..

SINALIZAÇÃO -  Outra entrega importante desta terça-feira (27) é a sinalização turística em território criativo da cidade. Após mapear os atrativos que trabalham com o turismo criativo, a Secretaria de Turismo e Lazer instalou placas indicativas para os seguintes pontos: Ilê Obá Ogunté - Sítio de Pai Adão; Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas (Clube das Pás); Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho; Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba; Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife; Santuário de Nossa Senhora da Conceição; Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo; Maracatu de Baque Virado Almirante do Forte; Maracatu de Baque Virado Porto Rico; Convento de São Félix de Cantalice; 1º Observatório Astronômico do Hemisfério Sul.

DIA MUNDIAL DO TURISMO - A data que marca o turismo no mundo vai contou com uma vasta programação de receptivo ao turista, organizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. No Marco Zero, um dos principais cartões postais da cidade, uma orquestra de frevo e também passistas irão conduzir os turistas ao passo frenético do ritmo que não a toa ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. A intervenção ocorreu entre 8h e 10h30, horário em que os receptivos turísticos costumam levar turistas ao Bairro do Recife. 

No Aeroporto Internacional do Recife, quem desembarcou nesta terça-feira (27) foi surpreendido por passistas que entregaram o clima festivo que só o recifense tem. Os turistas serão convidados a conhecerem o letreiro “Recife é pra ficar”, instalado no desembarque de passageiros.

Já a Pracinha de Boa Viagem, no perímetro em que está a maior parte da rede hoteleira da cidade, contará com uma orquestra de frevo e passistas, mais tarde, das 19h às 20h30.
Tags: cidade | recife | criativo | turismo |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL