Clouds28° / 28° C

HISTÓRIA

Arquivo Público de Pernambuco recebe exposição sobre papel do estado na independência do Brasil

Publicado em: 27/09/2022 10:36

Três historiadores estarão presentes na abertura do evento, que se inicia nesta quarta-feira
 (Divulgação)
Três historiadores estarão presentes na abertura do evento, que se inicia nesta quarta-feira (Divulgação)
A partir das 9h desta quarta-feira (28), o Arquivo Público de Pernambuco recebe a estreia da exposição “A Independência começou em Pernambuco”, em alusão aos 200 anos da independência do Brasil. Na mostra, serão apresentados documentos que comprovam o papel de luta do estado no desvinculamento do país a Portugal. A exposição estará aberta para visitação das 9h às 14h, na sede do Arquivo Público, e se estenderá até o dia 27 de outubro.

Entre os itens expostos, estão jornais publicados em Pernambuco entre os anos de 1821 e 1824, atas das Câmaras Municipais de Goiana, Recife e Olinda, documentos das Juntas Governativas de Goiana e da Convenção de Beberibe, coleções de leis e correspondências trocadas entre autoridades locais e coloniais.

A mostra também põe em foco movimentos pernambucanos de importância histórica para o Brasil, a exemplo da Revolução de 1817 (Revolução Pernambucana) e a Junta de Goiana (Junta Governativa de Pernambuco).

Especialistas
Os historiadores Socorro Ferraz, George Cabral e Flávio Cabral estarão presentes na abertura do evento e farão algumas apresentações sobre o tema. Os três são autores de estudos voltados para o processo da independência do Brasil através de uma perspectiva local.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua