Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Unidade de saúde em Petrolina garante assistência para mulheres com diabetes gestacional

Publicado em: 02/08/2022 11:43

O encaminhamento para a realização do exame é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde (Divulgação)
O encaminhamento para a realização do exame é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde (Divulgação)
A diabetes é uma doença silenciosa e perigosa em qualquer época da vida, mas quando se desenvolve durante o período de gestação o cuidado deve ser redobrado. E, para tratar e acompanhar os usuários com quadro confirmado de diabetes, a Prefeitura de Petrolina disponibiliza no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM) o exame de perfil glicêmico.

Esse exame é feito nas pacientes em jejum, e depois é realizado mais três coletas, duas horas após cada refeição (café, almoço e jantar) ofertadas pela própria unidade. O CRM conta com um espaço amplo e aconchegante, com sofás e televisão, para que as gestantes se sintam a vontade para passar o dia na local, até a finalização do exame. Além disso, as equipes dão todo um suporte e realizam ações de educação em saúde, através de roda de conversas sobre os cuidados que as grávidas precisam ter.
 
"Esse exame é muito importante para acompanhar a saúde da gestante. Quando isso não é cuidado, pode trazer sérios riscos para o bebê, como o aumento de um parto prematuro, fetos grandes para idade gestacional, diminuição do oxigênio, desconforto respiratório após o parto e risco de morte", destacou a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Marília Leite.

O encaminhamento para a realização do exame é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde, para aquelas que já apresentaram diabete gestacional nos exames preliminares. Todas elas são encaminhadas para realizar o perfil glicêmico no CRM e seguir com o acompanhamento até o nascimento do bebê.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco