Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Unicap Prata completa 1 ano

O projeto é responsável pelo aumento em 200% de idosos no campus da Universidade

Publicado em: 16/08/2022 11:16

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
No mês de agosto, a Universidade Católica de Pernambuco está comemorando um ano da criação e da implantação do programa Unicap Prata 50+: Universidade não tem idade. O projeto, voltado para pessoas com mais de 50 anos que desejam voltar a estudar, se aprimorar em sua profissão e até mudar de carreira, já apresentou um aumento de 200% no número de estudantes idosos na instituição. São oferecidos 40 cursos de graduação, pós-graduação, MBAs, LLMs pela Católica Business School, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão. 
 
Além de possibilitar o retorno de pessoas com mais de 60 anos para a ambiente acadêmico, o projeto também tem como objetivo proporcionar a qualidade de vida para idosos que querem viver novas experiências. “Foi idealizado também para aqueles que desejam ocupar seu tempo, aprender mais e estar interagindo com pessoas mais jovens e com mais idade, em um verdadeiro e rico espaço intergeracional, acolhedor, leve, tranquilo, que traz paz e harmonia para a nossa alma”, explicou a assessora da Unicap Prata e Professora Doutora em Psicologia Clínica, Cirlene Sales. O processo de ingresso na Unicap é o mesmo para os estudantes de todas as idades. 
 
A pedagoga de 69 anos, Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, é aluna do doutorado da universidade desde 2021. Nascida no bairro do Morro da Conceição, na zona norte do Recife, enfrentou diversos problemas que foram responsáveis pelo seu ingresso tardio na pós-graduação: a sua condição econômica precária, começando a trabalhar muito cedo, se casando e o nascimento de três filhos muito próximo um do outro; a violência sofrida pelo racismo, por fazer parte da família mais preta da localidade a idosa sofreu constantemente com a violência verbal e psicológica desde a infância; e por último, a incerteza de conseguir uma condição de vida melhor a partir dos estudos, que sempre foram incentivados pelos seus pais. 
 
“Voltei a estudar quando me deparei com um câncer de mama. Quando recebi a notícia, percebi que minha trajetória na educação precisava ser concluída. Antes mesmo de iniciar o tratamento, voltei para o ambiente acadêmico”, contou Maria Lúcia. Desde o diagnóstico, a professora já passou por uma especialização, pós-graduação, mestrado e atualmente, doutorado. Em 2021, recebeu o título de Notório Saber da Universidade de Pernambuco (UPE). “Todos os meus temas de pesquisa estão associados ao meu projeto de vida, ao desejo de atuar enquanto educadora, ao compromisso de contribuir com a formação de educadores, crianças, adolescentes em bairros periféricos, e principalmente, de honrar todo processo de construção educativa que meus pais e ancestrais empreenderam ao meu favor. A educação é vida”, disse. Hoje, todos os sete filhos de sua família concluíram o ensino superior. 
 
Para a doutoranda, o convívio com os mais jovens através da Unicap Prata possibilita uma troca de saber enriquecedora de forma mútua, além de diminuir a distância entre as gerações. De seu lado, a experiência adquirida como filha, mãe e avó se manifesta nas organizações de trabalhos em grupo e debates. Para os mais novos, a troca é possível através do conhecimento mais atualizado, principalmente na área tecnológica, que estão sempre disponíveis a ensinar da melhor forma. 
 
Ainda segundo a assessora da Unicap Prata, a importância do projeto está exposta no do sorriso estampado no rosto dos idosos no campus da instituição. “A vida se manifesta por alegrias, bons momentos compartilhados e nos relacionamentos estabelecidos. A felicidade de estar na universidade não tem preço. Aqui continuamos a nossa missão de desenvolvimento ao longo da vida”, finalizou. 
 
Curso de extensão
 
Em setembro, a Unicap Prata e o Instituto Humanitas irão promover o curso de extensão “Programa de Atenção a Pessoas 50 : orientação para elaboração do projeto e implantação na Comunidade religiosa”. O objetivo é preparar voluntários que possam aprender sobre as características biopsicossociais, culturais e espirituais que atravessam essa fase da vida e que possam montar um projeto para acolher essas pessoas, proporcionando mais bem-estar para elas. São 120 vagas disponíveis e as inscrições custam R$ 15,00. As inscrições, e outras informações estão disponíveis no site do Instituto Humanitas: http://www1.unicap.br/MinicursosIHU/.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL