Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CULTURA

Recife, capital da música embala a próxima edição do Viva a Guararapes neste domingo (7)

Publicado em: 04/08/2022 17:05 | Atualizado em: 04/08/2022 17:20

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Recife respira música. Em seus rios, suas pontes e overdrive, como saudou Chico Science.  A cidade é berço de expressões como o manguebeat e o frevo - esse último considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO - e inspira compositores a entoarem canções que exaltam a cultura recifense pelos quatro cantos do mundo. Inspirado nessa verve característica, a quarta edição do “Viva a Guararapes”, que ocorre neste próximo domingo (7), na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, vai oferecer ao público uma verdadeira mistura de ritmos, com elementos e sons que remetem do brega ao forró, do pagode ao coco de roda, perpassando pelo maracatu, caboclinho e outros estilos musicais em todos os polos temáticos. Toda a programação será gratuita e estará disponível das 9h às 17h.

Assim como ocorre nas edições anteriores, o Viva a Guararapes deste final de semana contará uma cenografia toda especial, com uma espécie de “arena da música”, com discos em vinil que vão dar o tom da decoração e outros elementos. No local, terá uma radiola de ficha para que os cantores amadores possam se divertir com o karaokê e escolher as músicas preferidas para tocar no momento. Também no espaço haverá um lounge para as pessoas dançarem e aprenderem ritmos da terra.

A Avenida Guararapes será ativada com uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feira literária, de economia criativa e geek e de outros gêneros, tudo com o toque musical. Ao longo de cerca de 200 metros de extensão serão dispostos polos temáticos com os elementos que remetem à música. No Polo Sesc, haverá apresentação de passistas e oficina de Frevo. No Palco Esportivo, os interessados vão apreciar a malemolência do Passinho e dançar o verdadeiro coco de roda. Todas as atrações musicais escaladas para o Polo Cultural e Artístico - como o Maracatu Baque Mulher, Forró do Escaletador, Samba Star, Faringes da Paixão e outras - exaltarão ritmos típicos da cidade. O Polo Sebo, na Praça do Sebo, oferecerá contação de histórias infantis com Mari Bigio e Cordel Animado e oficina de musicalização com a Fada Magrinha. 

A iniciativa do Viva a Guararapes, da Prefeitura do Recife, foi criada para que a população ocupe os espaços da cidade, possa vivenciar e conviver no centro, admirar as paisagens, monumentos e a arquitetura das edificações da área. No total, mais de 100 atrações para todos os públicos, produtos e serviços estarão disponíveis para quem for curtir o domingo. Essa edição ganha um toque especial após a UNESCO reconhecer, em novembro passado, o Recife “Cidade Criativa” na categoria Música. Com isso, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, formada por 295 cidades em 90 países, que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental. Além disso, no ano passado, a Prefeitura reconheceu o movimento Brega como cultural imaterial do município.

“Recife é berço de inúmeros artistas e de diversas expressões musicais, como o frevo, um dos maiores elementos de nossa cultura, e inspira compositores. Essa quarta edição do Viva a Guararapes oferece o que temos de melhor - a nossa cultura - de modo gratuito e acessível a toda população. A avenida vai se transformar em um grande palco cultural e a população vai ser a principal protagonista”, afirma a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

FECHAMENTO DA VIA - Em paralelo ao evento e atrações da programação que ocorrerão nos polos, a população pode contar com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer - que, neste dia, terá percurso alterado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. O projeto Olha! Recife também realizará uma caminhada especial para apresentar os atrativos da localidade. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (6), quando começará a instalação da infraestrutura do evento. No domingo (7), o endereço ficará aberto exclusivamente para circulação das famílias e participantes do evento, onde as pessoas poderão aproveitar a programação, caminhar, pedalar, usufruir das atrações dos polos e aproveitar para conhecer as belezas e locais pitorescos do Recife.

ESTACIONAMENTO GRATUITO - Assim como nas outras edições, serão oferecidas opções para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos, além do terreno do prédio-sede da Prefeitura, que terá serviço de translado gratuito de ida e volta de van gratuito para o endereço. Para quem preferir relembrar um gosto de nostalgia e diversão pode fazer o percurso de Maria Fumaça, que partiu da Avenida Marquês de Olinda (bairro do Recife), com o mesmo destino. Neste caso, o tíquete custou R$ 10,00. Durante toda a programação, a segurança no local foi reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.
TAGS: música | cultura | evento | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco