Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Reeducandos do Presídio de Itaquitinga escrevem livro de poesia

Publicado em: 03/08/2022 16:20

 (Foto: Diovulgação.)
Foto: Diovulgação.
Com o intuito de retratar o cotidiano em uma unidade prisional, 60 detentos do Presídio de Itaquitinga (PIT), na Zona da Mata de Pernambuco, escreveram um livro com mais de 130 poesias. O projeto -  uma iniciativa da Secretaria Executiva de Ressocialização e da Escola Estadual Paulo Freire, localizada dentro do PIT – resultou na obra intitulada Poesia no Cárcere e contemplou as pessoas privadas de liberdade (PPLs) que se identificam com o universo literário.

O projeto, desenvolvido pelo professor da escola, José Moreira Filho, e pelo supervisor pedagógico, Alexsandro Rodrigues, tem o intuito de oferecer a oportunidade das PPLs expressarem seus sentimentos e colocar a prática a escrita e a leitura. “A leitura representa uma alternativa eficaz para a inclusão dessas pessoas na sociedade, além de proporcionar enriquecimento cultural e social, além da dignidade”, disse Alexsandro.

O reeducando W.L, 31 anos, revela que escrever poesias foi desafiador, pois não se achava capaz. “Hoje eu me emociono ao ler algo tão lindo, que eu mesmo criei pra uma pessoa que eu amo daqui do cárcere. Isso significa que dentro do cárcere há vida”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco