Diario de Pernambuco
Busca

CLIMA

Recife sedia 4ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Publicado em: 04/08/2022 16:36

 (Foto: Yann Arthus-Bertrand/Al)
Foto: Yann Arthus-Bertrand/Al
A 4ª edição da CBMC reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, comunidade científica e os setores público e privado, para construir caminhos para o enfrentamento à emergência climática. Pernambuco segue se consolidando como o estado brasileiro do clima, e recebe pela segunda vez a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, no dia 09 de Agosto, no Cais do Sertão, Bairro do Recife. Este encontro anual e apartidário, é uma conexão entre os diversos atores, através de um processo colaborativo de construção de conteúdo, resultando na formulação de compromissos comuns, para influenciar o protagonismo da agenda de clima e indicar caminhos para a tomada de decisão, no enfrentamento à emergência climática.

De acordo com a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Mélo, o local escolhido para sediar esta 4ª edição da CBMC, reafirma a  vanguarda de Pernambuco na implantação de políticas públicas para o enfrentamento à mudança do clima, conservação, conscientização ambiental e desenvolvimento sustentável. "Nos últimos anos, consolidamos aqui em nosso Estado, iniciativas importantes para enfrentar as dificuldades impostas pelas mudanças climáticas, como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa e um robusto Plano de Descarbonização, o Programa Refloresta PE, o Projeto para consolidação das Unidades de Conservação (UCs PE), o zoneamento de áreas suscetíveis à desertificação e estamos bem perto de zerar os lixões. Portanto, nada mais significativo do que celebrarmos estes avanços com a realização da CBMC, buscando impulsionar todos os setores para que possamos continuar avançando. E fica aqui o convite para a participação de todos neste importante momento de construção de caminhos para o enfrentamento às mudanças climáticas", convidou Inamara.

A CBMC promove diálogos e atividades, propondo o progressivo aumento de ambição climática, das ações para adaptação e descarbonização da economia do país. A Conferência surgiu como uma oportunidade de promover o diálogo sobre como retomar a trilha da responsabilidade climática, da participação da sociedade, da consolidação de pactos internos, de fortalecimento e de ampliação da agenda climática, buscando efetivar os compromissos assumidos internacionalmente e traduzidos na NDC brasileira.

A inscrição e a programação da conferência estão disponíveis no site do evento: https://www.climabrasil.org.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL