Diario de Pernambuco
Busca

INOVAÇÃO

Recife apresenta os projetos vencedores do 1º Ciclo de Inovação Aberta

Publicado em: 03/08/2022 19:12

 (Foto: Rodolfo Loepert / PCR)
Foto: Rodolfo Loepert / PCR
Uso da tecnologia para soluções de desafios que os recifenses enfrentam, melhorando o serviço público ofertado, como, por exemplo, pela diminuição do tempo de espera para realização de consultas e exames médicos. Com ferramentas digitais voltadas para esporte, bem-estar, saúde,  infraestrutura e desenvolvimento social,a Prefeitura do Recife começou a apresentar nesta quarta-feira (03) os seis projetos vencedores do 1º Ciclo de Inovação Aberta. As apresentações seguem com mais três escolhidas nesta quinta-feira (04), no mesmo local, auditório da Livraria Jaqueira (Bairro do Recife), a partir das 14h, Após validação, o investimento total será de até R$ 4,2 milhões para produção em escala. O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente e assinou o decreto que institui a Política Municipal de Inovação Aberta. 

A partir desta sexta-feira (5), as soluções propostas pelas startups começam a ser colocadas em prática em um ambiente reduzido durante dois meses. Com a evolução das ações, após validação, os produtos serão acelerados e ampliados para demais regiões da cidade.  “O Brasil inteiro tá vindo olhar esse Ciclo de Inovação que o Recife está fazendo, porque aqui a gente já enxerga os resultados que vai entregar, sobretudo em uma cidade do tamanho do Recife,  e poder traduzir isso na agenda prática da cidade. Seis projetos iniciais e com a crença muito grande de que esse vai ser um caminho que vai crescer a cada dia. Primeiro a responsabilidade de fazer isso, segundo o reconhecimento de que os problemas da cidade não podem ser objetos de trabalho apenas da Prefeitura. A Prefeitura não deve ter nenhum constrangimento de compartilhar o problema da cidade e de chamar quem topa dar uma solução para ele. O futuro da gestão pública, o futuro de qualquer ecossistema de gestão, passa por isso, não é só público, mas privado também”, declarou o prefeito João Campos. 

Recife é a primeira cidade do Brasil a assinar seis contratos de inovação aberta e soluções tecnológicas com startups, tudo isso com copropriedade intelectual e apoio às soluções estratégicas. Os três projetos vencedores apresentados nesta quarta-feira (3) contemplam soluções tecnológicas na área da saúde. No desafio de “Como podemos aperfeiçoar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais de saúde? venceram as startups Integra.ai e L.I.A.H. Elas propuseram soluções para o desafio de diminuir o tempo de espera em filas para consultas, exames e procedimentos regulados no SUS. Com as soluções propostas colocadas em prática, as duas startups, que estão na fase final, ainda vão competir entre si, para descobrir qual das soluções funciona no dia a dia das unidades de saúde e de quem precisa marcar consulta e exame. 

Paula Torres, que faz parte da startup Integra.ai, destaca a participação no 1º Ciclo de Inovação Aberta do Recife.  “A experiência está sendo incrível. Desde o início do processo lá em novembro do ano passado até o dia de hoje.  A gente tem acompanhamento semanal com o pessoal da Secretaria de Transformação Digital e da Emprel, com esse apoio, essa comunicação gratuita com os profissionais, a gente consegue entender de perto quais são as dores de fato de quem tá lá na ponta do atendimento ao cidadão. Quando a gente organiza processos na Atenção Básica a gente tá entregando uma melhoria em cadeia para as pessoas de uma forma geral”. Ainda nesta quarta-feira (3), a startup Absens apresentou a solução para o  desafio de “Como podemos reduzir o índice de abstenção dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?”. 

Após a conclusão das apresentações nesta quinta-feira, cada vencedor testará seus protótipos, em escala reduzida, tendo como cenário a cidade do Recife, como algumas unidades de saúde e o parque da Macaxeira, por exemplo. Posteriormente, cada um deles será  reavaliado, com a possibilidade de ter sua ideia contratada pela Prefeitura para a produção em escala maior. As possíveis contratações serão realizadas por meio dos Contratos Públicos de Solução de Inovação, que são viabilizados graças ao Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021), que permite contratações públicas voltadas para soluções tecnológicas com menos burocracia, com mais agilidade e com segurança jurídica para contratada e contratante.                       
“Tivemos a oportunidade de ver hoje soluções incríveis, soluções para desburocratizar o acesso à saúde pública, de como ver o Recife enfrentar a fome, e de como os recifenses podem cuidar do bem-estar. O Recife é a  primeira capital a implementar o Marco Legal das Startups na prática. Uma grande mudança no jeito de se fazer contratação pública”, pontuou o diretor de tecnologia do Recife e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo. 

Política Municipal de Inovação Aberta - Com o decreto que institui a Política Municipal de Inovação Aberta, assinado hoje, a capital pernambucana passa a contar com um instrumento legal que norteará o fomento de novos processos colaborativos de inovação, como é o caso dos projetos que participaram dos desafios dos 1º Ciclo de Inovação Aberta.

Assim, a Política de Inovação Aberta do Recife busca estabelecer uma interlocução direta entre o Executivo Municipal com os cidadãos, com as instituições de ensino e pesquisa, com o setor produtivo, institutos de ciência e tecnologia, organizações da sociedade civil e outras organizações governamentais. Tudo isso com foco em soluções que tenham relevância pública e que venham a somar com uma cidade inteligente e sustentável, facilitando a interlocução entre a cidade e as pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Prefeitura de Petrolina renova convênio e garante recursos à Philarmônica 21 de Setembro

15/08/2022 às 21h35


Solenidade também marcou a despedida do decano do Judiciário estadual, desembargador Jones Figueirêdo Alves

Governador prestigia cerimônia do 200º aniversário do TJPE

15/08/2022 às 21h32

Ação integrada de Cidadania chega ao bairro do Nobre, em Paulista

15/08/2022 às 20h05

Famílias afetadas pelas chuvas recebem Auxílio Paulista e Auxílio Pernambuco

15/08/2022 às 19h42

Educação: MPPE discutirá políticas de inclusão para estudantes com deficiência

15/08/2022 às 19h35

Pernambuco confirma dois novos casos de Varíola dos Macacos

15/08/2022 às 19h14

Compesa realiza obra emergencial de esgoto no bairro de Candeias

15/08/2022 às 17h43

Prefeitura do Paulista acelera obras das duas primeiras unidades com ensino em tempo integral

15/08/2022 às 17h24

Em todo o mundo, mais de 130 milhões de meninas estão fora da escola

Meninas de todo Brasil lançam manifesto com prioridades para educação

15/08/2022 às 16h26

 Desde dois de março de 2022, não há investidas a carro-forte, caixas eletrônicos, bancos e instituições financeiras no estado

Homicídios em Pernambuco caem em julho e atingem menor patamar desde 2013, aponta Defesa Social

15/08/2022 às 16h10

Recife oferece mais de 1,8 mil vagas em cursos de qualificação

15/08/2022 às 16h00

Ação integra pacote de R$ 400 milhões de investimento do Recife Cuida

No Dia da Gestante, Prefeitura do Recife entrega Centro de Parto Normal na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados

15/08/2022 às 15h33

Espaço conta com escritório modelo que oferece atendimento jurídico sem custos, além de uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação

Núcleo jurídico da Estácio atende, de forma grátis, população na Zona Oeste do Recife

15/08/2022 às 15h28

Trânsito em diversas vias do bairro serão alterados pela CTTU, como forma de permitir maior circulação do público; Samu Metropolitano estará à disposição da população

Esquema especial é montado no bairro do Recife para gravação do show de João Gomes

15/08/2022 às 15h27

Camaragibe inicia vacinação contra Covid-19 em crianças a partir dos três anos

15/08/2022 às 15h10

Ação busca incentivar prática esportiva na modalidade de futsal entre os moradores

Prefeitura de Jaqueira realiza Copa Municipal das Ruas

15/08/2022 às 13h16

Esta é a terceira vez que realizam a manifestação, o grupo clama por providências do Governo do Estado para saber o que houve com a verba para as novas cadeiras.

Os usuários de cadeiras de rodas realizam protesto por novas cadeiras

15/08/2022 às 12h10

Três locais estão à disposição para este público específico

Olinda iniciará vacinação contra Covid-19 em crianças a partir dos três anos nesta terça-feira

15/08/2022 às 11h28