RECICLAGEM
Prefeitura do Recife viabiliza pontos de descarte de lixo eletrônico e óleo de fritura
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 23/08/2022 17:09
![]() | |
Foto: Divulgação. |
Consciência ambiental é algo que o ser humano deve ter como prioridade em seus atos no cotidiano. A reciclagem possui um papel importante no meio ambiente, na sociedade e na economia, pensando nisso, a Prefeitura do Recife (PCR), em consonância com a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), disponibilizou no edifício-sede da PCR coletores devidamente apropriados para o descarte de recicláveis, pilhas e baterias, óleo de fritura e eletroeletrônicos.
Poderão ser depositados nos coletores: celulares, carregadores, câmeras fotográficas, secadores de cabelo, notebooks, pilhas e baterias, óleo de fritura e eletrônicos que serão encaminhados para destinação ecológica. O descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, bastando apenas se apresentar a um servidor público no local. Essa ação, além de reduzir o impacto ambiental, gera emprego e renda para os integrantes das cooperativas apoiadas pela Prefeitura do Recife que farão a destinação correta desses materiais.
“A reciclagem de aparelhos eletrônicos têm mais potencial do que só reduzir os impactos do descarte de resíduos. É também uma alternativa que pode gerar novos modelos de negócio, contribuindo para uma economia circular e para o controle da emissão de gases de efeito estufa”, destaca Nilo Rocha, gestor da A3P. Ele completa: “Saber como e onde descartar corretamente esses aparelhos é tão importante quanto adquirir novos”.
O descarte incorreto do lixo eletrônico e do óleo de cozinha impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS