Diario de Pernambuco
Busca

CONQUISTAS

Pernambucanos conquistam medalhas em Olimpíadas internacionais de Matemática

Publicado em: 24/08/2022 14:02

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Brasileiros tem sido destaque em competições internacionais de matemática e os pernambucanos são parte importante nos resultados q ue o país tem alcançado. Nesse mês de agosto a delegação brasileira garantiu mais duas conquistas: país campeão na Olimpíada do Cone Sul, com 4 medalhas, e recorde de premiações individuais na IMC (International Mathematics Competition for University Students), com 46 medalhas.
 
No torneio do Cone Sul, uma das principais competições latino-americanas, que aconteceu no Chile este ano, participaram 32 estudantes de oito países. Os pernambucanos Pedro Bandeira Lemos e Gabriel Bastos Duarte, ambos de Recife, conquistaram 2 medalhas de prata, duas das 4 premiações que garantiram ao Brasil o primeiro lugar na classificação por países. O time brasileiro ainda conquistou 2 medalhas de ouro, incluindo um “ouro perfeito”, alcançado quando Matheus Alencar de Moraes, de Fortaleza (CE), gabaritou a prova. O segundo ouro ficou com Leonardo Maldonado, de Sorocaba (SP).
 
Já na IMC, o país superou sua melhor marca, que era de 44 medalhas, conquistadas em 2021. Este ano, das 46 medalhas 9 são de ouro (First Prize), 12 de prata (Second Prize) e 25 de bronze (Third Prize), além de 19 Menções Honrosas. Foram premiados estudantes de instituições como USP, Unicamp, ITA, IME, FGV-Rio, PUC-RJ, UFBA, UFC, UFRJ, UFABC, UFPE, UFAL e FB Uni. A IMC é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo. O evento deste ano aconteceu na Bulgária, em formato híbrido, e teve a participação de 667 estudantes.
 
Em julho, o Brasil já havia alcançado outro recorde histórico na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Pela primeira vez, a delegação brasileira conquistou 2 medalhas de ouro em uma mesma edição da competição, além de 1 prata e 2 bronze.
 
As delegações que representam o Brasil nas competições foram selecionadas entre os melhores estudantes de exatas do país e todos são vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). E, antes de partirem para os torneios, os alunos receberam um treinamento intensivo oferecido pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e pela Giant Steps, maior gestora quantitativa da América Latina.
 
Os estudantes tiveram aulas específicas para competições internacionais com professores especializados em problemas de olimpíadas, além de mentorias e trocas de boas práticas com competições de outras edições. 
 
O treinamento também contou com uma visita ao escritório da Giant Steps, que tem em sua equipe diversos campeões de olimpíadas matemáticas, físicos, PhDs e gestores experientes de mercado. A empresa é parceira oficial da AOBM e acredita na importância de se investir nas competições matemáticas para o estímulo à educação, desenvolvimento e retenção de talentos no país.

Sobre a Giant Steps Capital
Fundada em 2012, é a maior gestora quantitativa do Brasil e da América Latina, atualmente posicionada entre as 30 maiores gestoras de ativos independentes. A empresa, que funciona como um verdadeiro laboratório de pesquisa, inova no mercado financeiro a partir do uso da ciência e da tecnologia, que elevam exponencialmente a capacidade e velocidade de processamento de informações para analisar grandes volumes de dados em milissegundos. O time reúne gestores experientes no mercado, campeões de olimpíadas de matemática, PhDs e físicos em uma estrutura descentralizada de gestão, que permite um maior ganho de escala e performance na criação de novas estratégias sistematizadas de investimentos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL