Diario de Pernambuco
Busca

RELIGIÃO

Olinda ganhará novo parque no Sítio Histórico

Publicado em: 04/08/2022 14:30

 ( Unicap e Província Santo Antônio do Brasil firmam parceria inédita com educadores para criar o Parque das Religiões. Assinatura de acordo preliminar será quarta-feira, 10 de agosto, às 10h, com participação de grupos culturais e coletiva de imprensa. Foto: Divulgação.)
Unicap e Província Santo Antônio do Brasil firmam parceria inédita com educadores para criar o Parque das Religiões. Assinatura de acordo preliminar será quarta-feira, 10 de agosto, às 10h, com participação de grupos culturais e coletiva de imprensa. Foto: Divulgação.

Um espaço de convergência e diálogo entre as mais variadas crenças, religiões e expressões daquilo que é considerado sagrado, em um ambiente ao ar livre, aberto a todos os públicos. Esta é a proposta do Parque das Religiões, um centro cultural que vai fazer parte das opções de turismo e lazer da Cidade Alta de Olinda. A iniciativa é fruto de parceria entre os Franciscanos, Universidade Católica de Pernambuco e Parque das Religiões, entidade da sociedade civil que reúne cientistas, intelectuais, professores, pesquisadores e pessoas de diferentes credos e profissões dedicadas à extensão e a atividades práticas dos estudos da religião.

Representantes das instituições parceiras do projeto irão firmar um acordo preliminar que vai desenvolver o estudo de viabilidade econômica. O evento de assinatura acontecerá no dia 10 de agosto (quarta-feira), às 10h, no Convento de São Francisco, com participação de grupos culturais e entrevista coletiva à imprensa. Em vez de pedra fundamental, os organizadores irão plantar um baobá, árvore sagrada para vários credos.

Com apoio do poder público e investimento de empresas privadas, o novo equipamento visa requalificar o Convento de São Francisco, o mais antigo do Brasil e que abriga a primeira biblioteca pública do Estado, integrando as edificações do século XVI à área verde que faz parte do terreno de quase três hectares. O projeto urbanístico, arquitetônico e paisagístico vai preservar aspectos naturais, inclusive com recuperação de passivos ambientais. O estudo de viabilidade econômica deve ficar pronto em até dois anos.

A proposta prevê a construção de tendas temáticas, além de espaços destinados a estudos, lojas, alimentação, auditórios, anfiteatro e biblioteca especializada com apoio de tecnologias digitais. Os ambientes serão montados de maneira a conduzir os visitantes por uma rede de trilhas que irá compor a experiência única de quem for ao local. O conjunto de tendas será planejado em harmonia com o ambiente natural e histórico com a seguinte organização:

·       Introdução: linha do tempo do desenvolvimento das religiões e distribuição geográfica dos fiéis.

·       Tempos e Lugares: as grandes figuras das religiões e as palavras inspiradas (tradições orais, textos sagrados, revelações e interpretações).

·       Personagens Divinos e as Palavras Inspiradas: imagens, objetos, lugares sagrados, templos, rituais, orações, canções, danças e meditações.

·       O que as religiões dizem sobre o mistério e a mística da vida agora, antes e depois.

·       Vida Antes e Depois: mediunidade, proibições religiosas (comida, sexo, ética e política). A relação entre dinheiro e poder nas instituições religiosas.

·       Política, Sociedade, Vida Comunitária, Organização e Ética: abordagem de conflitos, diálogos e sincretismos entre religiões.

·       Conflitos, Diálogos e Sincretismos entre Religiões.

·       Povos e Religiões: níveis de participação religiosa (magia popular e mística dos santos, saúde e salvação).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL