Vida Urbana
EVENTO
Grupo de cosplay promove ação infantil gratuita para crianças do Morro da Conceição
Publicado: 05/08/2022 às 16:17

/Foto: Divulgação.
Os super-heróis e vilões deram uma trégua para fazer uma visita solidaria para crianças de comunidades carentes do Recife. O encontro será no dia 6 de agosto, a partir das 9h, na quadra da Praça da Conceição, haverá cosplays de várias partes do estado, será um dia de brincadeiras, atividades esportivas e sessão de fotos. Fãs do clube de Star Wars do Recife, popularmente conhecido como o Primeiro Império Galáctico de Pernambuco (franquia Star Wars) e a equipe do Aranhaverso Pernambuco, fazem parte de um grupo de personagens que fazem ações solidarias para levar alegria para aqueles que precisam.
Segundo o Professor Zé Luís, coordenador do projeto: ‘’É uma visita diferente, que vai levar entretenimento, vai ser uma atividade prazerosa para crianças carentes do Morro da Conceição. Muitos jovens não têm acesso a esse tipo de evento, o objetivo é prover a inclusão e apresentar a cultura geek/nerd de forma divertida para eles.
A ação é uma parceria do projeto Pirráias da Periferia com os cosplays, para tornar a manhã dos jovens mais divertida e inclusiva. O projeto atende mais de 400 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, nos bairros do Coque, Várzea, Vasco da Gama, Morro da Conceição, Ibura e Linha do Tiro, com aulas de futebol e apoio psicopedagógico. O projeto social foi criado em 2008 pelo Professor Zé Luís Simões (Centro de Educação/UFPE), quando ele percebeu a necessidade de uma atividade desse porte junto às crianças e adolescentes carentes do bairro da Várzea (onde fica localizada a UFPE). Em 2022, além do Professor Zé Luís, outras 28 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias compõem a equipe que executa as atividades e acompanha os jovens.
O Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade e é um dos principais projetos de extensão da UFPE. Além disso, já foi fonte para diversas pesquisas científicas e artigos acadêmicos. Em 2018, o projeto virou HQ pela editora Liceu, com roteiro do Professor Fábio Paiva, especialista no assunto.
Últimas

Mais Lidas
