Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CULTURA

Espetáculo de teatro-dança Ser Rizoma fará apresentação no teatro Hermilo Borba Filho

Publicado em: 02/08/2022 12:28

A apresentação  solo aborda a relação simbólica entre a mulher e a terra a partir da sabedoria ancestral junto a estudos corporais, culturais e identitários. (Foto: Gisele Carvallo)
A apresentação solo aborda a relação simbólica entre a mulher e a terra a partir da sabedoria ancestral junto a estudos corporais, culturais e identitários. (Foto: Gisele Carvallo)
O espetáculo terá sua estreia marcar para este sábado (6), no Hermilo Borba Filho e cumprirá curta temporada de dois dias: 06 e 07 de agosto às 20 horas. A venda antecipada dos ingressos será realizada pela plataforma do Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/ser-rizoma/1648331). O ingresso custa R,00 para inteira e R$ 20,00 a meia. A apresentação  solo aborda a relação simbólica entre a mulher e a terra a partir da sabedoria ancestral junto a estudos corporais, culturais e identitários. Necessário levar o comprovante de vacinação contra Covid.
 
"Ser Rizoma" é um espetáculo solo de teatro-dança fruto das inquietações, das sensações, experiencias e pulsões ancestrais femininas da atriz, dançarina, mestre e pesquisadora das corporalidades Lane Luna Luz. A montagem surgiu a partir de estudos arquetípicos e ancestrais femininos, abordando a relação simbólica entre a mulher e a terra como um grande útero; bem como do cruzamento com as leituras cosmológicas do universo indígena, das benzedeiras, das parteiras e das sabedorias ancestrais que há algum tempo vem atravessando a pesquisadora na sua jornada de estudos corporais, culturais e identitários.
 
O conceito Rizoma fora estudado a partir das contribuições do filósofo Giles Deleuze que, ao abordar as características do Rizoma, foi constituindo pistas que dialogavam com o que queríamos dizer enquanto imagem e reflexão. As linhas, a expansão, as conexões, as complexidades, as segmentaridades, os encontros, os desencontros e o questionamento sobre territorializar e desterritorializar foram cruzando o corpo, trazendo imagens, metáforas e estendendo o fio por onde a cena fora encontrando teia e se construindo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco