Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Educadoras do Programa Nova Semente participam de treinamento sobre primeiros socorros em Petrolina

Publicado em: 04/08/2022 13:44

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

Com o objetivo de tornar as Unidades de Ensino da rede municipal cada vez mais seguras, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu um treinamento sobre Primeiros Socorros Escolar. A ação aconteceu esta semana, na Escola do Saber, e foi voltada para 160 educadoras do Programa Nova Semente. Ministrado pelos socorristas do SAMU, o objetivo da atividade foi capacitar a equipe da Educação Infantil para realizar atendimento inicial de emergência, em caso de acidentes de diferentes naturezas, até a chegada da assistência profissional.

Durante a formação, os socorristas do SAMU ensinaram sobre procedimentos e manobras para o primeiro atendimento em caso de engasgo, queimadura, quedas, massagem cardiorrespiratória, estancamento de sangue, entre outras. As aulas foram expositivas e com dinâmicas que possibilitaram a participação, com atividades práticas de simulação e demonstração.

A educadora da Unidade Claudiana Barbosa, Graça Geraldo, afirmou que foi um momento de aprendizado bastante importante para todos. “Esse é um tema fundamental e que precisamos ter conhecimento, afinal são vidas que estão em nossas mãos e precisamos saber como agir em situações de emergência, sempre olhando não só pelo pedagógico, mas também pela saúde e o bem-estar de todos. Os profissionais que ministraram a capacitação foram didáticos e nos passaram a informação em uma linguagem de fácil entendimento”, afirma Graça.

A educação de Petrolina é comprometida com a segurança dos estudantes e, através dessa ação, atende ao que preconiza a Lei 13.722, de outubro de 2018, denominada Lei Lucas, que determina que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, tenham capacitação em primeiros socorros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco