Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

AGOSTO DOURADO

Agosto Dourado 2022 destaca importância da educação como meio de fortalecer o aleitamento materno

Publicado em: 04/08/2022 14:24

 (Imip participa de palestras e promove ações de conscientização ao longo do mês. Foto: João Velozo/Arquivo DP.  )
Imip participa de palestras e promove ações de conscientização ao longo do mês. Foto: João Velozo/Arquivo DP.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), ao longo do mês irá promover ações de conscientização e orientação sobre aleitamento materno para gestantes e puérperas (no pós-parto) no Banco de Leite, ambulatório de pré-natal e maternidade e o XV Simpósio Pernambucano de Aleitamento materno, em parceria com a SOPEPE. Nesta ocasião a Instituição será homenageada pelos 30 anos da IHAC, primeiro Hospital a receber o título de Hospital Amigo da Criança no Brasil. Além disso, a coordenadora do Banco de Leite, Vilneide Braga, ministrará a palestra “Fortalecendo a amamentação: educando e apoiando”, no Webnario da Secretaria de Saúde de Recife, no dia 19/08.  

Com o lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a campanha do Agosto Dourado deste ano coloca a educação como fator de transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais baseadas em evidências, que ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.  

Leite Materno  

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.  

A coordenadora do Banco de Leite do Imip, Vilnende Braga, destaca que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência dos bebês a doenças. Por isso, é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os 6 primeiros meses de vida, continuando não-exclusivo até os 2 anos ou mais.  

Origem 

O Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, foi criado em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar a campanha pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco