Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Sesc abre 326 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco

Publicado em: 21/07/2022 19:55

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Pilar para o desenvolvimento, a educação tem no Brasil uma realidade onde mais de cinco milhões de estudantes abandonaram a escola. O dado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi agravado pela pandemia, que descortinou a falta de condições econômicas das famílias. Comprometido com o bem-estar social, o Sesc anuncia em Pernambuco a abertura de 326 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos.

As oportunidades são para quem tem idade mínima de 15 anos para Ensino Fundamental e 18 para Ensino Médio. Elas estão distribuídas em dez escolas do Sesc do estado: Araripina, Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Piedade, Santo Amaro, São Lourenço da Mata e Surubim, que estão matriculando para Alfabetização, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A disponibilidade de vagas e turmas varia de acordo com a unidade.

“É um caminho para incluir ou reinserir as pessoas na sala de aula, ofertando não apenas o ensino, mas proporcionando a elas a socialização, troca de vivências, desenvolvimento de um projeto de vida e sua entrada no mercado de trabalho”, comenta Ana Freire, gerente regional de Educação do Sesc Pernambuco. Mesmo com a redução do tempo de duração das turmas, a matriz de ensino está ancorada às áreas de conhecimentos estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em sintonia com o ensino regular.

As aulas acontecem no turno da noite, exceto em Piedade, que também tem turmas pela manhã. As unidades já iniciaram o período letivo, mas é possível fazer o ingresso de novos estudantes até o próximo dia 05/08. Para se inscrever, é necessária a comprovação de renda familiar de até três salários mínimos, além de documentos como CPF, RG, comprovante de residência, foto 3x4, histórico escolar ou declaração provisória. Quem vai se matricular na alfabetização não precisa apresentar esses dois últimos documentos.

Transformação - Foi cursando a EJA no Sesc Piedade que Alex Sandro de Farias concluiu o Ensino Médio, em 2014. Viveu noites de dedicação em sala de aula, mesmo após a jornada exaustiva trabalhando em sua mercearia, e resgatou sua capacidade de voltar a sonhar e planejar uma vida profissional. Terminou a formação, prestou vestibular para Direito, concluiu a graduação e conquistou, no ano passado, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hoje atua como advogado criminalista, é filiado à Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Secretário da Comissão de Tribunal do Júri de Jaboatão dos Guararapes e está na subcomissão de estudos do Tribunal do Júri da OAB PE.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco