Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Secretaria de Saúde do Recife tem quatro trabalhos sobre hanseníase premiados em edital do Ministério da Saúde

Publicado em: 28/07/2022 13:35

 (Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde do Recife )
Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde do Recife
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife teve quatro trabalhos premiados no Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase do Ministério da Saúde (MS) sobre a iniciativa. As atividades, que foram desenvolvidas nos Distritos Sanitários (DS) 2 e 7 (que compreendem bairros da Zona Norte da capital pernambucana), vão receber menção honrosa do órgão federal e serão incluídas em publicação específica - um dos projetos também será contemplado com um registro audiovisual. Os trabalhos foram classificados entre mais de 40 atividades realizadas na atenção primária e secundária à saúde, das cinco regiões do país. 
 
De acordo com o MS, o objetivo deste edital foi de cartografar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da hanseníase, a fim de qualificar as ações de saúde para controlar a doença e melhorar o cuidado às pessoas acometidas por esta enfermidade.
 
O projeto "Cuidando de quem cuida: olhar ampliado junto aos profissionais de saúde acometidos pela hanseníase" , desenvolvido pela coordenação de hanseníase e tuberculose do DS 2, ficou entre as três experiências mais bem ranqueadas do país, sendo a única do Nordeste. A iniciativa, além de receber a menção honrosa, ainda terá um documentário produzido pelo Ministério da Saúde. 
 
"Depois de realizar algumas ações relacionadas à hanseníase voltadas aos usuários das unidades de saúde, fizemos também com os profissionais e percebemos alguns trabalhadores da rede municipal acometidos pela doença. E então surgiu a ideia de um grupo de apoio e acolhimento para ajudar os colegas", destaca Amanda Queiroz, coordenadora de Hanseníase do DS 2 e responsável pelo projeto.
 
A pretensão era ressignificar olhares, percepções e fortalecer a rede intersetorial. "O ganho foi coletivo, como teria que ser quando nos relacionamos e nos dispomos a ouvir e estar com o outro. A troca nos tornou mais sensíveis aos anseios, angústias e necessidades individuais das pessoas acometidas pela hanseníase", completa.
 
Os demais trabalhos premiados são: Estratégia para aumento da detecção de casos novos de hanseníase no território do Distrito Sanitário VII em Recife, aplicação de um plano de intervenção; Estratégia de matriciamento para profissionais de saúde das unidades silenciosas no Distrito Sanitário VII; e Coral Grupo Saúde: fruto de um grupo de autocuidados. As ações foram realizadas no DS 7 e também receberam menção honrosa do Ministério.
 
O foco destes trabalhos foi identificar as áreas e as unidades mais silenciosas para detecção da hanseníase no Distrito 7 e fazer uma intervenção nelas. "Foram várias etapas, entre estudo epidemiológico, aplicação de parâmetros para incidência, mapeamento dos casos com objetivo de classificar as unidades que receberiam um plano de intervenção. Foi proposto também um curso para Atenção Básica e Vigilância em Saúde com intuito de preparar os profissionais de todas as áreas para a suspeição de casos novos de hanseníase, além do manejo adequado dos pacientes diagnosticados", detalha a coordenadora de hanseníase do DS 7, responsável pelo projeto, Mônica Sousa.
 
Outro trabalho premiado é o Coral Grupo Saúde: fruto de um grupo de autocuidados, que foi desenvolvido na Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama, com pacientes que se curaram ou ainda estão em tratamento da hanseníase. "A maioria dos membros tem sequelas da doença e essa é uma forma de fortalecê-los. Este grupo é o mais antigo do estado de Pernambuco e sempre é reconhecido pelas suas atividades, além de ser referência para todos os municípios do Estado", destacou Mônica, que também participa deste projeto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL

Prefeitura de Petrolina renova convênio e garante recursos à Philarmônica 21 de Setembro

15/08/2022 às 21h35


Solenidade também marcou a despedida do decano do Judiciário estadual, desembargador Jones Figueirêdo Alves

Governador prestigia cerimônia do 200º aniversário do TJPE

15/08/2022 às 21h32

Ação integrada de Cidadania chega ao bairro do Nobre, em Paulista

15/08/2022 às 20h05

Famílias afetadas pelas chuvas recebem Auxílio Paulista e Auxílio Pernambuco

15/08/2022 às 19h42

Educação: MPPE discutirá políticas de inclusão para estudantes com deficiência

15/08/2022 às 19h35

Pernambuco confirma dois novos casos de Varíola dos Macacos

15/08/2022 às 19h14

Compesa realiza obra emergencial de esgoto no bairro de Candeias

15/08/2022 às 17h43

Prefeitura do Paulista acelera obras das duas primeiras unidades com ensino em tempo integral

15/08/2022 às 17h24

Em todo o mundo, mais de 130 milhões de meninas estão fora da escola

Meninas de todo Brasil lançam manifesto com prioridades para educação

15/08/2022 às 16h26

 Desde dois de março de 2022, não há investidas a carro-forte, caixas eletrônicos, bancos e instituições financeiras no estado

Homicídios em Pernambuco caem em julho e atingem menor patamar desde 2013, aponta Defesa Social

15/08/2022 às 16h10

Recife oferece mais de 1,8 mil vagas em cursos de qualificação

15/08/2022 às 16h00

Ação integra pacote de R$ 400 milhões de investimento do Recife Cuida

No Dia da Gestante, Prefeitura do Recife entrega Centro de Parto Normal na Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados

15/08/2022 às 15h33

Espaço conta com escritório modelo que oferece atendimento jurídico sem custos, além de uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação

Núcleo jurídico da Estácio atende, de forma grátis, população na Zona Oeste do Recife

15/08/2022 às 15h28

Trânsito em diversas vias do bairro serão alterados pela CTTU, como forma de permitir maior circulação do público; Samu Metropolitano estará à disposição da população

Esquema especial é montado no bairro do Recife para gravação do show de João Gomes

15/08/2022 às 15h27

Camaragibe inicia vacinação contra Covid-19 em crianças a partir dos três anos

15/08/2022 às 15h10

Ação busca incentivar prática esportiva na modalidade de futsal entre os moradores

Prefeitura de Jaqueira realiza Copa Municipal das Ruas

15/08/2022 às 13h16

Esta é a terceira vez que realizam a manifestação, o grupo clama por providências do Governo do Estado para saber o que houve com a verba para as novas cadeiras.

Os usuários de cadeiras de rodas realizam protesto por novas cadeiras

15/08/2022 às 12h10

Três locais estão à disposição para este público específico

Olinda iniciará vacinação contra Covid-19 em crianças a partir dos três anos nesta terça-feira

15/08/2022 às 11h28