Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CELEBRAÇÃO

Secretaria de Saúde do Recife celebra 20 anos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador

Publicado em: 21/07/2022 08:52

 (FOTOS: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
FOTOS: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde municipal, celebrou, nesta quarta-feira (20), os 20 anos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife). O evento aconteceu no Auditório Capiba, na Uninassau, no bairro das Graças, e contou com homenagens aos funcionários e servidores históricos da instituição. 
 
Criado em 2002, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Recife) é dedicado integralmente aos trabalhadores, contando com ações de vigilância, promoção e proteção da saúde deste público. O Cerest Recife promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos servidores por meio da prevenção e vigilância. O centro, que tem atuação metropolitana, estende suas atribuições e serviços para os seguintes municípios: Camaragibe, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá. O local capacita profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.
 
“Esses 20 anos representam as incessantes buscas a fim de uma verdadeira efetivação da Política Nacional em Saúde do Trabalhador no território do Recife. No decorrer deste período, implantamos locais de Referência em Saúde do Trabalhador tanto nos distritos de Recife e nos municípios da abrangência, fizemos parcerias com outras instituições para desenvolver uma Vigilância em Saúde do Trabalhador mais efetiva. Além disso, houve um incremento de novos profissionais no serviço de assistência ao trabalhador”, pontua a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife, Cybelle dos Santos.
 
Além de ser um ambiente seguro de acolhimento e suporte aos trabalhadores, o Cerest também gera dados relevantes para a formulação de políticas públicas voltadas para esse grupo. Para ser atendido pela primeira vez no centro, é preciso portar o cartão do SUS; carteira de identidade; carteira profissional; exames; laudos e atestados médicos relacionados com a doença ou acidente de trabalho. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Grupo Diario de Pernambuco