Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EVENTOS

Recife Mal Assombrado, MAMAM, arte urbana e muito mais no Olha! Recife

Publicado em: 28/07/2022 14:37

 (Foto: Dondinho/Seturl-Recife.)
Foto: Dondinho/Seturl-Recife.
Neste ciclo de roteiros oferecidos pelo Olha! Recife, está de volta o Recife Mal Assombrado em um passeio especial que será realizado nesta sexta-feira (29). Além deste tour que promete deixar os participantes arrepiados, tem opção de passeio Recife Afro, em homenagem à Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, roteiro pelo Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), passeio pelas artes urbanas da cidade e um tour dedicado aos grandes portais que existiam no Recife de séculos passados.
 
O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer. São mais de 300 roteiros ao longo do ano, todos gratuitos e comandados por guias de turismo. Os participantes recebem a oportunidade de desbravar a cidade de uma forma divertida e diferenciada, conhecendo os atrativos turísticos, as curiosidades e as histórias por trás de cada pedacinho recifense. 
 
O Recife Mal Assombrado é um roteiro que já se consagrou na cidade. Nesta sexta-feira (29), os inscritos poderão participar da caminhada que vai contar as lendas urbanas recifenses. Com saída às 18h da Praça do Arsenal, este tour será a pé e vai passar por locais como a Rua do Apolo, Rua Vigário Tenório e Cais da Alfândega. 
 
No sábado (30) pela manhã, outra opção de passeio a pé é o roteiro dedicado à Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com o tema Recife Afro. O roteiro sai às 9h da Praça do Arsenal e será dedicado aos atrativos e monumentos que contam histórias e trazem reflexões importantes sobre o período da escravidão e as influências da cultura africana no Recife. Os participantes vão passar por locais como a Rua do Bom Jesus, a estátua de Naná Vasconcelos, na Praça do Marco Zero, a Igreja do Rosário dos Pretos, Pátio do Terço e Pátio de São Pedro.
 
À tarde, também saindo da Praça do Arsenal, tem tour no MAMAM. O convite é para que os inscritos conheçam a atual exposição disponível no equipamento cultural que é Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas, um recorte com as obras das mulheres artistas.
 
Passeio a pé ou de bike? O participante é quem escolhe. No domingo (31), o tour Arte Urbana será oferecido nestes dois formatos, com saída às 9h, da Praça do Arsenal. Neste roteiro, o Olha! Recife expõe as obras de arte a céu aberto que estão em alguns pontos da cidade. As cores e traços podem ser vistas em grandes paineis ou mesmo em tampas de boeiro e o roteiro vai destacar locais como a R.U.A. dos Amores, na Avenida Barbosa Lima, painel de Vhils, no Cais de Santa Rita, painel de Kobra no edifício sede da Prefeitura do Recife, e outros murais da Conde da Boa Vista.
 
Na quarta-feira (3), às 14h, o tema é Antigas Portas do Recife. Neste passeio, os participantes vão passar por locais que abrigaram grandes portais que foram portas de entrada da cidade. Estão no roteiro a Rua do Bom Jesus, Avenida Cais da Alfândega e bairro de São José. Os interessados em qualquer um dos roteiros podem se inscrever gratuitamente pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (29).
 
Caminha Cultural  
Fortalecendo o Centro do Recife enquanto destino turístico e também incentivando a disseminação sobre a cultura e história da cidade, o Olha! Recife realiza, todas as sextas-feiras, passeio com o tema Caminhada Cultural. A saída será às 9h30, da Praça do Arsenal. De lá o grupo irá passar por locais como Marco Zero, Torre Malakoff, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, entre outros.

TAGS: eventos | arte | mamam | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco